14/10/2025

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

IMA lança novas placas de balneabilidade com QR Codes para facilitar acesso à informação

Os adesivos de “próprio” e “impróprio” serão mantidos nas placas junto com o Código

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inicia hoje, 26 de fevereiro, a instalação das novas placas de balneabilidade. Elas contam com QR Codes que direcionam para mais informações, além dos tradicionais adesivos de “próprio” e “impróprio”. As placas terão dois QR Codes: um para o site da balneabilidade (balneabilidade.ima.sc.gov.br) e outro para o aplicativo CBMSC Cidadão, do Corpo de Bombeiros, focado em segurança e acessibilidade.

Segundo Sheila Meirelles, presidente do IMA, o QR Code é uma ferramenta adicional para garantir acesso rápido ao site da balneabilidade, com resultados atualizados instantaneamente. “Outros estados brasileiros já estão testando essa inovação, que torna o acesso às informações mais dinâmico e rápido, permitindo verificar a qualidade da água quase em tempo real”, explica Sheila.

Cronograma de instalação

As novas placas serão instaladas inicialmente nas praias onde a coleta é feita mais de uma vez por semana

A rede de monitoramento da balneabilidade inclui 238 pontos. Durante o verão, 82 pontos são amostrados mais de uma vez por semana, como em Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas (duas vezes por semana). Já na praia central de Balneário Camboriú e nas praias do Norte de Florianópolis, as coletas ocorrem três vezes por semana. As novas placas serão instaladas inicialmente nas praias e balneários onde as coletas ocorrem mais de uma vez por semana, locais que demandam atualização mais rápida das informações.

Diego Hemkemeier Silva, diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental, reforça que a transparência na divulgação dos dados é prioridade. “Queremos que o usuário tenha acesso à página eletrônica, além do hábito de visitar o site em casa, e utilizando o QR Code na praia”, afirma Diego. As instalações já começaram nas praias ao Norte de Florianópolis, como Ingleses, Canasvieiras e Ponta das Canas, e seguirão para outros pontos monitorados durante o mês de março.

Vandalismo

O IMA tem enfrentado problemas de vandalismo, como adesivos fraudulentos sobrepostos aos oficiais ou placas arrancadas. Isso compromete a informação e gera custos de manutenção. “Nesse ponto, a tecnologia é uma aliada. Não há como fraudar a informação do site oficial, atualizada cerca de 24 horas após a coleta e automaticamente inserida no mapa”, comenta o diretor.

Vale lembrar que o vandalismo e subtração da sinalização são crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/98, pois omitem informações de utilidade pública que zelam pela saúde dos usuários.

Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade segue um cronograma transparente e público, permitindo que qualquer cidadão acompanhe a coleta em cada ponto.

À medida que as análises são concluídas, os resultados são atualizados automaticamente no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do CBMSC. Basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse para conferir o status da praia e a data da última coleta.

O site também possui um menu histórico, com acesso a datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações registradas no momento da coleta. De outubro a março, o IMA monitora as praias semanalmente e divulga um release com o balanço da semana às sextas-feiras. De abril a setembro, a pesquisa e divulgação são mensais.

Da redação
Fotos: Divulgação/IMA