14/10/2025

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Empossados os novos representantes do Conselho Estadual do Idoso de SC

A solenidade contou com a presença da secretária Adeliana Dal Pont, que parabenizou os novos conselheiros

Foram empossados na tarde desta quinta-feira, 22 de maio, os novos representantes do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) para a gestão 2025/2027 O evento ocorreu de forma híbrida, na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social Mulher e Família (SAS). Ao todo são 52 conselheiros, entre titulares e suplentes, que representam órgãos governamentais e representantes da sociedade civil.

A solenidade contou com a presença da secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, que parabenizou os conselheiros pelo trabalho e destacou que a política da pessoa idosa é um compromisso de governo. “As pessoas estão vivendo cada vez mais e nós do Governo do Estado, juntamente com o Conselho queremos garantir que esse envelhecimento seja saudável, seja ativo.  Acreditamos que juntos com o mesmo compromisso, o resultado só vai beneficiar cada vez mais a população catarinense com políticas públicas para a pessoa idosa”, disse.

Atualmente 15,6% da população de Santa Catarina tem mais de 60 anos e a tendência é que esse número aumente consideravelmente. Uma expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que até 2034 os idosos serão 20% da população de Santa Catarina. Pensando nesse cenário e no aumento da longevidade, em uma iniciativa inédita, é que o Fundo Estadual do Idoso (FEI) será utilizado para capacitar profissionais sobre Políticas Públicas para os Idosos.

Depois da posse, os membros do conselho aprovaram os nomes do presidente e da vice-presidente do CEI/SC que serão Fábio de Matos e Sabrina Mores.

O Conselho Estadual do Idoso (CEI-SC), órgão colegiado, de caráter permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador, de composição paritária entre governo e sociedade civil, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família tem por finalidade exercer o controle social sobre a Política Estadual do Idoso, nas ações de promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa definidos em Lei.

Da redação com informações da SAS
Foto: Divulgação/Secom