12/12/2025

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Estudantes da Capital apresentam experiências na Escola Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses

Estarão em exposição trabalhos de 16 escolas e da Universidade Federal de Santa Catarina

Nesta quinta(11), a Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, estará sediando as Feiras Regional e Municipal de Matemática e a Feira Municipal do Conhecimento. De um total de 17 instituições, além de escolas da Prefeitura de Florianópolis, haverá a participação de estudantes de uma escola estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina. Serão expostos 39 trabalhos das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 15h30. Os eventos paralelos visam a socialização de práticas pedagógicas e teóricas nas áreas de Matemática, Ciências e Linguagens. A organização é da Secretaria Municipal de Educação da Capital.

Na Feira Municipal de Conhecimento, 13 escolas municipais produziram 23 atividades. Um 2º ano do ensino fundamental representará a EBM Maria Conceição Nunes com o “Ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti: um estudo prático com armadilhas para a captura de ovos e monitoramento da população de mosquitos”. A proposta incluiu aulas expositivas, montagem de armadilhas e acompanhamento da proliferação do principal responsável pela dengue, chikungunya e o zika vírus.

O 8º ano da Escola do Futuro da Tapera estará presente com “ROBOI de mamão: tradição, cultura e robôs”. Devido ao grande interesse dos estudantes do Clube de Ciências da unidade educativa, no tema eletrônica, circuitos e transformação de energia, houve uma aproximação do clube e a turma de engenharia eletrônica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  Essa parceria permitiu a construção de robôs com a temática do Boi de Mamão.

A feira de 2025 possui as categorias: anos iniciais, anos finais, educação infantil e professor.  Os trabalhos serão analisados pela comunicação, qualidade científica, relevância científico-social e criatividade, expressividade e originalidade no uso das diferentes materialidades.

Monocórdio e triângulo

Nas Feiras Regional e Municipal de Matemática estão inscritos 16 trabalhos de sete instituições. Integram esse evento, cinco unidades da rede municipal, a Escola Estadual Básica Américo Dutra Machado e a UFSC.

Uma das experiências à disposição do público será “Monocórdio”: o que a música nos ensina sobre frações”, proposta do 5º ano da EBM Costa de Dentro. A criançada construiu um instrumento musical, o Monocórdio, constituído por uma caixa de ressonância sobre a qual se estende uma única corda. A turminha estudou frações compreendendo que um inteiro pode ser dividido. Trabalhou os conhecimentos matemáticos referentes a frações, utilizando as operações de multiplicação e divisão para concretizar os cálculos das partes de um todo. Após essas etapas, foram até a oficina de marcenaria da artesã Gabi Yorrana, mãe de um dos estudantes, e construíram os instrumentos.

“Da existência ao teorema: um estudo no mundo dos triângulos” é o tema do trabalho do 6º ano da EBM Albertina Madalena Dias. A turma do apoio pedagógico da unidade educativa se debruçou no mundo dos triângulos, instigada pelo contexto histórico, construção e a relação entre os elementos desse polígono.

Dessas duas feiras de Matemática, sete trabalhos serão selecionados para a Feira Estadual, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro em Pouso Redondo. A comissão julgadora estará atenta à comunicação oral ou escrita, domínio do conteúdo, qualidade científico-social, relevância científica e relevância social. Há as categorias: anos iniciais, anos finais, educação especial, ensino superior e professor.

Da redação com informações de Ricardo Medeiros/PMF
Fotos: Divulgação/PMF