Força-tarefa da PMF e da Casan realizou operações de fiscalização contra esgoto irregular no norte, sul e leste da Ilha
Em uma semana de intensa fiscalização feita pela Blitz Sanear, resultou em lacres, multas e notificações por esgoto irregular em cinco bairros da capital, incluindo a interdição de um hostel na Barra da Lagoa. As quatro operações do grupo formado por uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, foram realizadas, entre segunda e quinta-feira, na Barra da Lagoa no dia 12, na Vargem Grande e no Santinho no dia 13, Já no sul da Ilha, as ações aconteceram no Campeche no dia 14 e na Costeira, no dia 15.
A primeira delas, na Barra, resultou na interdição de um hostel com restaurante: testes apontaram lançamento de esgoto de vários pontos hidráulicos diretamente em córrego ao lado do imóvel e infiltração da fossa no terreno. O estabelecimento, localizado na Servidão Caminho da Prainha, também foi multado por crime ambiental.
No norte da Ilha, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – tiveram o apoio de um caminhão hidrojato que fez a sucção da rede pluvial da Servidão Braulina Machado, na Vargem Grande, com muito esgoto bruto de vários imóveis desembocando, pela drenagem, no Rio Papaquara.
No Santinho, a Vigilância Sanitária notificou dois condomínios e uma casa na Servidão Luiz Paulo da Silva e um imóvel misto na Rod. Ver. Onildo Lemos, todos com esgoto a céu aberto. Além disso, no primeiro endereço, a Blitz solicitou à Intendência o lacre de uma ligação clandestina, visível na boca de lobo.
Campeche e Costeira – No Campeche, a Vigilância notificou outros cinco imóveis, entre condomínios e casas – quatro na Servidão Expedicionário Ivo Napoleão, outro na ServidãoTen. Valdir de Oliveira Leite –, com lançamento de esgoto na rede pluvial, e solicitou o Habite-se em três locais em que as irregularidades sanitárias não puderam ser confirmadas. Na operação do dia 15, a última da semana, a força-tarefa fiscalizou uma série de comércios na Av. Jorge Lacerda, a principal via do bairro Costeira. Uma mecânica foi multada pela Floram: não havia ligação visível na rede coletora e o responsável não soube localizar a disposição final do esgoto.
Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Centro, Campeche, Barra da Lagoa, Santinho, Ingleses, Estreito e Monte Cristo.
Da redação: Assessoria de Imprensa PMF
Foto: Divulgação/PMF
Leia mais
Temporada de Cruzeiros 2024/25 inicia no dia 4 de novembro com 862 mil leitos disponíveis
Ford tem recorde de vendas em outubro puxado pela nova Ranger Black
Azul amplia voos nacionais e internacionais a partir de Florianópolis na alta temporada