Foi aberta na noite desta quarta (21), em Olinda (PE), a 49ª ABAV Expo, maior feira do turismo nacional. Promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a feira que está sendo realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, deve atrair 30 mil visitantes ao local durante os três dias de realização do evento que marca o retorno 100% presencial da Feira após a pandemia.
No seu discurso, o ministro do Turismo, Carlos Brito, celebrou o poder de recuperação do turismo nacional, apesar da pandemia e das adversidades como a guerra na Ucrânia e apontou, ainda, ações conjuntas de apoio realizadas junto ao trade turístico, a estados e municípios. Brito frisou que, no primeiro semestre de 2022, o setor faturou R$ 94 bilhões, resultado 33% superior ao do mesmo período de 2021.
O ministro também enfatizou a capacidade do ramo de serviços – no qual o turismo se insere – de gerar emprego e renda, ressaltando as perspectivas de criação de mais de 670 mil postos de trabalho na área no segundo semestre do ano. Brito destacou também o potencial do país para a realização de cruzeiros e garantiu empenho pela ampliação da temporada de navios no Brasil.
Já a presidente da ABAV, Magda Nassar, comemorou o retorno da feira a Pernambuco após 20 anos, quando Recife sediou uma edição do encontro. Nassar enalteceu a participação feminina no turismo nacional e aplaudiu a presença de representantes das 27 Unidades da Federação no evento, que provoca a ocupação de cerca de 98% da rede hoteleira local.
A cerimônia também reuniu o presidente da Embratur, Silvio Nascimento; o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz; o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu; o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o prefeito de Recife, João Campos, e a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, entre outras autoridades.
Gastronomia
Ainda na ABAV Expo, o ministro do Turismo prestigiou o “Cozinha Show”, espaço no estande do MTur em que são preparados pratos típicos brasileiros. Carlos Brito acompanhou o trabalho dos chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral, que já participam de ações do tipo no âmbito do Projeto Experiências do Brasil Rural, voltado ao desenvolvimento do turismo no campo.
O estande do MTur também proporciona a inédita ação “Experiências Criativas do Brasil”, que oferece oficinas criativas ao público. Em parceria com a Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (RECRIA), serão ministradas aulas como de adereços do Carnaval de Recife e de máscaras dos Caretas de Triunfo (PE).
Da redação: Assessoria de Comunicação MTur
Fotos: Divulgação
Leia mais
Santa Catarina poderá ter transporte costeiro com planador elétrico de alta velocidade
Obras de triplicação da SC-401 são iniciadas em Cacupé
Rede Unique TV e Portal da Ilha Digital promovem evento sobre o futuro da comunicação e celebram 27 anos do portal