Com o encerramento do contrato com o Instituto Espaço Silvestre, que realizava a co-gestão do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS) há 5 anos, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) trabalha no processo de transferência para formalizar nova colaboração para a gestão do local. Neste período, o recebimento de animais no local ficará suspenso, sejam oriundos de apreensão, entrega voluntária ou de resgate, mantendo-se os cuidados dos animais que já se encontram em seu plantel.
“Contudo, o nosso trabalho para destinar os animais silvestres continuará sendo prestado por meio do encaminhamento para hospitais e clínicas veterinárias e para empreendimentos que possuam autorização para uso e manejo de fauna silvestre no estado, como os zoológicos”, explica a Gerente de Biodiversidade e Florestas do IMA, Ana Cimardi.
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS/SC) está localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, e atualmente conta com 180 animais em tratamento.
O IMA reforça para o cidadão que precisar solicitar o resgate ao encontrar animais silvestres doentes ou feridos, que acione a Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. Já em ocorrências que envolvam animais peçonhentos o contato é com o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193. Ao IMA caberá fazer a destinação adequada de todas as ocorrências conforme o disposto na portaria n. 219/2023 referente à cooperação para o serviço de resgate da fauna silvestre no estado, que estabelece os procedimentos do resgate, atendimento e destinação dos animais.
Da redação com informações de Carolina Carvalho/IMA
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Leia mais
Corpo de Bombeiros forma mais de 700 novos bombeiros mirins em SC
Projeto Limpeza dos Mares comemora Dia dos Oceanos com ação na Reserva Marinha do Arvoredo
Primeira neve do ano é registrada em Santa Catarina nesta quinta-feira