A maternidade é um dos símbolos de identidade de quem é manezinho da Ilha de Santa Catarina
A Maternidade Carmela Dutra, um dos símbolos de identidade de quem é manezinho da Ilha, está celebrando neste mês 69 anos de dedicação e cuidados com a saúde da mulher e do recém-nascido. O aniversário pode ser comemorado, com a entrega de novos equipamento e reformas através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com esses investimentos do governo do Estado, os serviços e o empenho do voluntariado, a MCD continuará a expandir sua capacidade, garantindo que pacientes recebam atendimento em um ambiente seguro e acolhedor.
“Celebramos os 69 anos da nossa Maternidade Carmela Dutra, símbolo da mulher e do recém-nascido. Com a ajuda do governo que está investindo nas adequações e na melhora do ambiente para as mães, para o recém-nascido e para os profissionais que fazem parte da Carmela Dutra, para que juntos possamos cada vez mais ter essa referência em todo o nosso estado de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Os novos equipamentos adquiridos já estão sendo utilizados, proporcionando maior conforto aos médicos e pacientes. Entre os aparelhos destacam-se 58 bombas de infusão para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), duas autoclaves, cinco camas PPP, uma unidade de fototerapia a LED e um mamógrafo digital de alta resolução. Este último, além de reduzir o tempo de exame e a exposição à radiação, proporciona diagnósticos mais precisos graças aos monitores de alta resolução
As reformas também foram abrangentes: a UTI Neonatal foi modernizada com a adequação da rede de gases medicinais e vácuo, o Centro Obstétrico e o Banco de Leite e Lactário foram reformados e ampliados, as paredes de setores internos foram recuperadas e receberam nova pintura. Além disso, foram construídos um novo abrigo para resíduos e uma nova sala de espera, melhorias que buscam beneficiar tanto pacientes quanto profissionais.
“A Maternidade Carmela Dutra não é apenas sinônimo de nascimento. Atendemos pacientes de todos os municípios de Santa Catarina nas especialidades de obstetrícia, ginecologia e mastologia. Hoje somos referência estadual em cirurgias ginecológicas e oncológicas, e em gravidez de alto risco. O serviço de neonatologia da maternidade é referência no atendimento aos recém-nascidos”, reforça o diretor Gilberto Seemann.
Inaugurada em 3 de julho de 1955, foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Iniciou as internações obstétricas em 1956, com 79 leitos, e sua administração foi entregue às irmãs da Divina Providência. Hoje, é uma das 13 unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Marcada pela tradição, a Carmela, como é conhecida, tornou-se ao longo dos anos símbolo de quem nasceu na Ilha de Santa Catarina.
Da redação com informações da Secretaria da Saúde
Fotos: Divulgação/Secom
Leia mais
36 º Festuris vem com muitas novidades nesta edição que inicia em menos de 30 dias
Inovar SC 2024 irá reunir importantes nomes da inovação e inteligência artificial em Florianópolis
Praia da Cachoeira do Bom Jesus ganha novo deck de acesso do público à praia