Elas chegaram há duas semanas, mas na última terça-feira (27) foi localizado pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA) o primeiro filhote gerado em litoral catarinense neste ano. Foi na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC). “Pela nossa avaliação, o filhote tem pouquíssimos dias de vida, pois a mãe foi uma das primeiras baleias avistadas nesta temporada, e estava sozinha. Ela já é velha conhecida do ProFRANCA, registrada em 2013”, afirma Karina Groch, diretora do projeto, que é patrocinado pela Petrobras.

O fenômeno reprodutivo surgiu antes do esperado, pois costuma ocorrer entre julho e setembro. “Nesta época elas migram da Antártica até nosso litoral para parir e amamentar seus filhotes”, explica Karina, reforçando que o motivo é a procura por águas mais quentes e calmas, e livres de predadores, o que proporciona um ambiente adequado para os primeiros meses de vida do recém-nascido.
O ProFRANCA informa diariamente em seus stories, no Instagram (@institutoaustralis) e Facebook (@institutoaustralis), onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.
O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Da redação: André Seben/PalavraCom

Leia mais
Projeto Floripa 60+ Empregos recebe mais de R$ 800 mil qualificação de idosos
Prefeitura define regras para transporte e visitação à Ilha do Campeche
Floripa Airport inaugura rota internacional Florianópolis – Lima