Com sede em Cambará do Sul, a quarta edição do Aparados Off-Road tem mais de 100 participantes confirmados
Aventura para todos os gostos é o que promete a 4ª edição do Aparados Off-Road que acontece de 18 a 21 de setembro, na cidade de Cambará do Sul (RS). Diversas tribos fora-de-estrada já confirmaram suas presenças, para participar das cinco categorias do tradicional evento, moldadas de acordo com o perfil dos participantes, sendo: Rally, Trilha, Passeio, Passeio Radical e Moto Enduro.
E esses apaixonados não medem esforços e nem distância para marcarem presença no Aparados Off-Road que, além do aspecto desportivo, prioriza promover o turismo e as belezas naturais do Rio Grande do Sul. Um bom exemplo disso são os amigos André Luis Barbosa Furtado e Iran Igor de Araújo Barbosa, de Belém do Pará (PA). Eles vão cruzar o país em mais de 3.800 km (só de ida) para disputar o pódio da categoria Turismo, no rally de regularidade.
“Será a primeira vez que vamos ao Aparados Off-Road. Conciliaremos a competição com o privilégio de conhecer um dos lugares mais bonitos do Rio Grande do Sul”, ressalta André. “É um terreno que nunca acelerei e, portanto, estamos bem-motivados pelas novas experiências que o rally proporciona, além de conhecer novos amigos”, completa o piloto que há 30 anos vive no universo do rally.
Praticamente a mesma distância (3.600 km) será percorrida pelo piloto Maurício dos Santos de Assis e o navegador Nodge Martins, de Recife (PE), inscritos na categoria Graduados, do rally de regularidade. “O rally é sempre uma oportunidade de aprendizado e conhecimento, por isso, gostamos de ir aos eventos alguns dias antes para apreciar a localidade, a culinária e os lugares fantásticos”, destaca Maurício. É o segundo ano de Maurício no Aparados e a primeira visita de Nodge ao Rio Grande do Sul. “Ano passado ficou o gosto de ‘quero mais’. E para alcançar o pódio vamos manter o foco, a disciplina e a concentração”, salienta o piloto.
Até o momento, estão inscritas 106 pessoas que virão de 11 estados: Pará, Recife, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, além é claro, o Rio Grande do Sul.
De acordo com o diretor geral do Aparados Off-Road, Alexandre Rech, a região tem uma grande diversidade de trilhas para serem aproveitadas, o que proporcionará uma disputa com características de terreno e paisagens distintas. “Nos preocupamos em colocar os participantes dentro desses cenários, de forma que eles interajam com toda essa riqueza dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. Para quem curte adrenalina, aventura e turismo, o nosso evento entregará tudo isso com maestria. A edição de 2024 será surpreendente”, garante Rech.
Alguns pontos turísticos
Além de Cambará do Sul – conhecida como Terra dos Cânions – o 4º Aparados Off-Road também passará pelos municípios de Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus. Alguns pontos turísticos que serão visitados destacam-se o Parque Estadual Tainhas, Parque Nacional da Serra Geral, Passo do S, Rio das Antas, Cascata dos Venâncios, Pico do Monte Negro, Cachoeira das Sete Mulheres, Desnível dos Rios, Lageado das Margaridas, entre outros.
Da redação com informações da Liberdade de ideias
Fotos: Divulgação
Leia mais
IMA divulga relatório de balneabilidade referente à primeira semana de dezembro
Operação Fio Desencapado: Fiscalização municipal combate receptação de material metálico
Prefeitura de Florianópolis inicia desassoreamento do Rio do Brás em Canasvieiras