A atleta catarinense Juliana Uavnizack foi a grande campeã e recordista da prova de 80 km
Um bonito dia no litoral sul de Santa Catarina realçou as belezas de 23 praias e mais de 10 costões que foram cenários de superação de diversão dos atletas que participaram do Desafio Rota da Baleia 2024. O evento esportivo, realizado no último sábado (31), teve corridas com distâncias de 80 km, individual ou por equipes de até oito corredores, de 40 km e 21 km por Garopaba, Imbituba e Laguna. Entre atletas de diferentes regiões do país, estavam também participantes da Argentina e do Uruguai, os destaques foram Felipe Costa, de Tubarão (SC), e Juliana Uavnizack, de Pedras Grandes (SC), campeões e recordistas da prova principal, os 80 km individuais.
A corrida trail mais bonita do Brasil contou com um total de 500 atletas, um recorde de participantes das cinco edições do evento esportivo. Além das provas individuais nas três distâncias – 80 km, 40 km e 21 km -, foram realizadas corridas de revezamento, com os 80 km em duplas, quartetos e octetos. Independente de cada prova ou modalidade, os corredores tiveram uma experiência inesquecível ao percorrerem as mais belas praias do litoral sul de Santa Catarina. Na linha de chegada, na arena montada no Camping Lagoamar, na beira da Praia do Centro, em Garopaba, os participantes transbordaram de emoção, seja pela superação ou pelo esporte em união com a natureza exuberante.
“O Desafio Rota da Baleia nasceu para congregar os mais diferentes sentidos à corrida. É uma prova desafiadora, por conta dos mais diversos terrenos e trechos dos percursos, mas também recompensadora pela beleza de praias, algumas delas intocadas, e costões, com cenários de tirar o fôlego. O evento cresce a cada ano e, dessa forma, ajuda a fomentar o turismo regional na baixa temporada”, afirma Luís Bittencourt, da On Sports, idealizadora e organizadora do evento.
Sábado de superação
Os primeiros fachos de luz ainda não haviam aparecido no céu quando foi dada a primeira largada do Desafio Rota da Baleia 2024. Era 5h de sábado (31) quando começou a prova para os atletas que encararam os 80 km individuais, a partir dos Molhes da Barra, em Laguna. No local, até às 6h, largaram também as corridas de revezamento de duplas, quartetos e octetos.
Os atletas encaram trechos de praias, com areias firmes ou fofas, trilhas em costões e também dunas. O percurso total foi dividido em nove postos de controle, com o revezamento de corredores nas modalidades por equipes. A distância entre os postos variou entre 3,4 km e 13 km. Em Laguna, a partir dos Molhes da Barra, os atletas percorreram as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entraram no território de Imbituba. Foram mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba passou por mais cinco praias até a linha de chegada, no Camping Lagoamar, já na Praia do Centro. Os primeiros atletas a finalizarem a prova foram da categoria Dupla. Adriano Batista e Bruno Jeremias, de Garopaba (SC), completaram os 80 km em 5h59m49. “Somos da cidade, conhecemos bem o percurso. O tempo ajudou e conseguimos fazer abaixo de 6 horas, que era um desejo nosso. Estamos muito felizes pelo resultado nessa prova gigante, com muitos atletas de diferentes lugares do Brasil para conhecer a nossa região”, disse Adriano Batista.
Logo em seguida foi conhecido o grande campeão do Desafio Rota da Baleia 2024. Felipe Costa venceu novamente o desafio de 80 km e, ainda, superou o recorde da prova, que já era dele. Com 6h32m10, o atleta de Tubarão (SC) chegou na frente e reescreveu seu nome na história do evento.
“No ano passado, as condições do tempo estavam mais difíceis. Desta vez, estava melhor e eu me senti muito melhor. O evento evolui a cada ano. Toda a parte de suporte e de percurso estavam 110%. O Desafio Rota da Baleia cresce a cada ano e tem tudo para receber ainda mais atletas nas próximas edições. A prova é muito bonita. Primeiro é aquele planão de praia, depois começam as trilhas e, no final, as trilhas ficam ainda mais lindas. Será uma das grandes provas do Brasil, com certeza”, disse o recordista e campeão do evento.
Às primeiras equipes do revezamento de 80 km concluíam o desafio, com a arena montada no Camping Lagoamar com um bom público, quando foi conhecida a campeã dos 80 km individual entre as mulheres do Desafio Rota da Baleia 2024. Juliana Uavnizack, de Pedras Grandes (SC), passou pelo portal de chegada com 8h12m02 no cronômetro e estabeleceu novo recorde da prova feminina.
“Para mim, a prova sempre foi sensacional, desde a minha primeira participação. Estava tudo perfeito, o clima ajudou, e então, foi tudo ótimo. Foi uma prova bastante competitiva, o que nos estimulou a sair da zona de conforto. Para mim, foi uma grande prova”, disse Juliana, campeã e entre as melhores do ranking nacional de trail run.
Já a corrida de 40 km, individual, começou às 10h30, com largada no Canto da Praia da Vila, em Imbituba. O primeiro atleta nesta distância a cruzar a linha de chegada, na Praia do Centro de Garopaba, foi Ronaldo da Silva Vale, de Campo Bom (RS), que superou o percurso em 4h00m23. Já a vencedora na prova feminina foi Nadinne Victoria, de Indaial (SC), com 4h58m02 no cronômetro. A corrida de 21 km, uma das novidades da edição deste ano e com grande número de atletas inscritos, começou às 13h na Praia do Rosa, no Canto Sul da famosa praia de Imbituba. Os vencedores foram Daiane Ribeiro de Couto, Garopaba (SC), e Filipe Ramos, de Gravataí (RS), com os tempos de 2h19m22 e 1h50m43, respectivamente.
Da redação com textos e fotos de Danilo Caboclo/SixComm
Leia mais
Mudanças no setor turístico nacional já estão valendo
Com ações em todo estado catarinense começa nesta quarta dia 18 a Semana Nacional de Trânsito
Novo GTD é o Mustang de série mais rápido e potente da história da montadora