18/04/2025

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Bancada da Grande Florianópolis vai definir ação prioritária para a região

A mobilidade urbana da região é a principal prioridade dos deputados da Grande Florianópolis

Atendendo a uma solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), a Bancada da Grande Florianópolis promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), uma reunião para debater a obra ou ação prioritária para a região.

Conforme Garcia, nos próximos dois anos os trabalhos do Parlamento estadual e das bancadas regionais estarão alinhados e, para isso, foi estipulado prazo até o final do mês de abril para que cada colegiado defina sua principal demanda.

Em resposta, o deputado Camilo Martins (Podemos), que coordena a representação da Grande Florianópolis, declarou que a escolha dos integrantes da bancada deve recair sobre a melhoria da mobilidade, com enfoque no transporte coletivo.

“Nós temos um transporte muito ruim na Grande Florianópolis, que não é integrado, é caro, é moroso e, do início do destino ao fim, a gente nunca sabe os horários corretos. Então, essa é uma das grandes prioridades deste ano da Bancada Grande Florianópolis”, disse.

Ele não descartou, entretanto, que os deputados optem por outras áreas, como saúde pública e defesa civil, que nos últimos anos também foram apontadas como pontos fracos dos 22 municípios que compõem a região.

Ainda durante a reunião, o deputado Sérgio Motta (Republicanos) pediu que a Assembleia Legislativa promova uma semana de trabalhos voltada à Grande Florianópolis nos mesmos moldes do Programa Alesc Itinerante, que possibilita que representantes de entidades da região se manifestem e que sejam votados prioritariamente projetos locais. A solicitação foi acatada por Julio Garcia.

Também fazem parte da Bancada da Grande Florianópolis os deputados Alex Brasil (PL), Dirce Heiderscheidt (MDB), Marquito (Psol) e Sérgio Guimarães (União).

Da redação com informações de Alexandre Back/Agencia AL
Foto: Bruno Colaço/AL