A BNT Mercosul realizou sua edição de 29 anos nos dias 05 e 06 de maio de 2023, em Balneário Camboriú. Durante os dois dias, o evento contabilizou 5.632 participantes, mais de 350 marcas expositoras e 229 representantes de operadoras. O evento que mais promove o turismo brasileiro recebeu profissionais qualificados de 299 cidades brasileiras e 39 cidades estrangeiras de 6 países da América do Sul.
O idealizador da BNT Mercosul, Geninho Goes, comemorou o sucesso e a grande presença de público da edição, ele defende a importância de eventos presenciais como fundamentais para a profissionalização do setor turístico. “A BNT é um momento único do ano, é a melhor oportunidade que um agente tem de fazer contato com os representantes das principais marcas do país e do Mercosul. É a chance dele de fazer uma capacitação que só vai estar disponível aqui, e em mais nenhum lugar. Assim ele se torna um profissional qualificado, e multiplica em muitas vezes o crescimento do turismo, porque é ele quem faz o contato direto com o turista”, pontuou Geninho.

Goes destacou ainda, a presença do governador Jorginho Melo e do secretário de Turismo, Evandro Neiva, na BNT, e destacou a relevância da atividade turística no estado. “O turismo é uma fonte de renda importante gerando emprego para o povo catarinense. Aqui podemos ver as cidades que já estão consolidadas com o turismo, mas também os pequenos municípios. Eu acredito que esse governo vai cuidar desses dois pontos”, afirmou.
De acordo com o secretário de Turismo, , a presença do governador no evento mostra que o Governo do Estado acredita no setor turístico. “Isso mostra como Santa Catarina hoje está enxergando esse planejamento turístico, para que possa evoluir ainda mais e ter um estado cada vez mais confortável para quem visita”, destacou.

Já as salas de capacitações contaram com apresentações de nove destinos, Blumenau, Costa Verde & Mar, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Oceanic Aquarium, Pernambuco/Ipojuca, Porto Seguro e Rio Grande do Sul. No total, foram 40 capacitações realizadas para os agentes de turismo.
Outra inovação na BNT foi a volta do prêmio prêmio Campeão de Vendas patrocinado pelo Grupo Oceanic e realizou realizou sua primeira premiação durante o evento. O projeto tem como objetivo premiar e valorizar as operadoras parceiras dos atrativos administrados pelo Grupo Oceanic.
Seguindo a dinâmica da feira, a Rodada de Negócios é um momento reservado para uma conversa entre expositores inscritos e operadores convidados. Foi realizada na manhã de sábado, 06 e pela primeira vez no mesmo local do evento, oferecendo muito mais praticidade aos participantes. Ao todo, o momento contabilizou 1.230 contatos comerciais realizados. O encontro proporcionado na BNT Mercosul resulta em parcerias e ampliação do networking que possibilita o planejamento estratégico das empresas durante todo o ano.
“A BNT é um evento importante para Balneário Camboriú desde sua primeira edição. A cada ano, ela influencia no crescimento do turismo da nossa região e também do Brasil. Como presidente do BC Convention, é um privilégio ser a organizadora oficial da Feira, e nos alegra muito ver tantas marcas e rostos conhecidos e importantes do trade em um único lugar”, avalia Andrezza Negrini, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.
Em 2024, a BNT Mercosul retorna ao Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, nos dias 24 e 25 de maio para comemorar os 30 anos de realização do evento e como sempre deverá trazer grandes novidades.
Da redação com informações de Diogo Campos
Fotos: Divulgação
Leia mais
26ª Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 destaca turismo e experiências únicas pelo estado
Prefeitura inicia obras de revitalização e ampliação da Avenida Lions Internacional
Jurerê OPEN celebra Semana Farroupilha com muita música e dança