A Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário de funcionamento do Centro de Referência para Dengue (CRD). Desde ontem (15), o CRD estará aberto das 7h às 22h, com acréscimo de três horas no horário de funcionamento. A medida foi adotada em função do aumento no número de casos suspeitos, a fim de proporcionar melhor acolhimento à população. A estrutura está localizada no terceiro andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras.
“Constantemente, a Secretaria de Saúde avalia e monitora o cenário epidemiológico para a tomada de novas decisões. Nosso plano de contingência, estabelecido desde dezembro, agora avança para uma nova fase. Com o registro de mais casos suspeitos na região norte, que atualmente apresenta o pior cenário, decidimos reforçar as equipes com mais seis profissionais e estender o horário de funcionamento. No primeiro mês de funcionamento, mais de 1.400 pessoas foram atendidas no local”, declarou a enfermeira responsável pelo CRD, Júlia Maria.
O Centro de Referência para a Dengue atende exclusivamente casos suspeitos da doença. No local, é possível realizar avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além da assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. A estratégia tem o objetivo principal de não sobrecarregar as demais unidades de saúde, ampliando a capacidade de atendimento, estrutural e profissionalmente, sendo mais uma opção para a comunidade.
A orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realize hidratação aos primeiros sintomas de dengue. Até esta segunda-feira, 3.693 casos de dengue foram confirmados no município em 2024.
Da redação com informações de Joyce Almeida/ PMF
Fotos Divulgação
Leia mais
Mudanças no setor turístico nacional já estão valendo
Com ações em todo estado catarinense começa nesta quarta dia 18 a Semana Nacional de Trânsito
Novo GTD é o Mustang de série mais rápido e potente da história da montadora