15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Com um crescimento expressivo Festuris mostra força do evento para o mercado

Com o segmento turístico tendo uma movimentação positiva, o 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado já alcança um crescimento médio de 150% em relação ao evento de 2021. Em comparação a julho do ano passado, o Festuris já ultrapassou 140% na comercialização dos espaços e 155% na receita bruta.

Atento às novas demandas do mercado, o Festuris acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado. A solenidade de abertura do Festuris ocorre no Palácio dos Festivais no dia 3 (quinta-feira). Dias 4 e 5 (sexta e sábado) as atividades são concentradas no Serra Park, já no domingo, dia 6, os participantes retornam aos seus destinos. Neste ano, a estimativa é de atrair mais de 12 mil participantes, 2.500 marcas em exposição, 40 destinos internacionais e mais de 90 horas de conteúdo. As inscrições estão para participantes já estão abertas.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do 34º Festuris

As novidades da 34ª edição foram apresentadas em um brunch com comunicadores, imprensa e influencers no dia 30 de agosto, no Laghetto Viverone, em Porto Alegre. A Rede Laghetto foi a patrocinadora da ação que contou com o apoio do Café Colonial Coelho e Rota Romântica. As intervenções artísticas ficaram por conta do Quarteto da Camerata de Ivoti e Banda Tannenwald.

Expansão da Feira

 O Festuris 2022 será o maior e melhor já realizado. Essa afirmação é dos CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Uma das novidades é que o evento teve sua área física ampliada em cerca de 2 mil metros, utilizando completamente os dois pavilhões do Serra Park. Tendo a sustentabilidade como um dos pilares do Festuris, os pavilhões receberão nova nomenclatura: Pavilhão Araucária (acesso 1) e Pavilhão Hortênsia (acesso 2) – este com uma área de mais de 2 mil metros quadrados.

Zorzanello pontua que o Festuris segue priorizando o fortalecimento da segmentação na feira de negócios. Além da feira geral, do espaço Green Experience, do espaço Business & Innovation, haverá o retorno do espaço Wedding, assinado pelo curador e conceituado cerimonialista César Serra. O espaço LGBT+ foi ampliado, conta com expositores inéditos e apresentará uma área de conteúdo, conforme adianta o curador Del Hay.Pavilhão

Dada a frenética recuperação do mercado turístico e a busca de consumidores por marcas e produtos que ofereçam o diferente e o exclusivo, aliando à experiência, o conceituado espaço Luxury foi ampliado e teve seu layout remodelado. O segmento estará localizado no Pavilhão Hortênsias, com credenciamento exclusivo, e contará com marcas como: Tap, Teresa Perez, Club Med, Casa Hotéis, Seychelles, Buenos Aires e Norwegian, segundo o curador do espaço, Marcelo Zingalli.

Turismo gastronômico é protagonista

Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico – Gosto Pelo Brasil. A proposta é desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino internacional de excelência neste segmento. Aliada a essa ascendência do segmento outra grande novidade da 34ª edição do Festuris, é o espaço Food & Drinks Experience. De acordo com a organização, a proposta é apresentar aos participantes do evento a herança gastronômica da região, assim como de alguns destinos internacionais. “Será uma enorme imersão em aromas e sabores, com experiências incríveis”, pontua Zorzanello. Além disso, Marta enfatiza a importância de unir os negócios à gastronomia. “Estamos falando sobre identidade, pertencimento e experiência que o segmento gastronômico nos proporciona, isso tem tudo a ver com a essência do turismo”, justifica. No espaço, também serão oferecidas aulas show e os expositores farão a comercialização e a demonstração de produtos e pratos especiais.

Ressignificando o Turismo é o tema do Meeting Festuris

Importantes nomes do turismo e do empreendedorismo estão no rol de palestrantes do Meeting Festuris neste ano. Com a temática “Ressignificando o Turismo”, a área de conteúdo do evento, que ocorre na manhã dos dias 4 e 5 de novembro, no Pavilhão Hortênsia, oportunizará uma intensa imersão em conhecimento a partir dos cases apresentados. A curadora de conteúdo, Luciana Thomé, destaca que o objetivo da programação é fomentar a atividade crítica, instigar a interrogação, a curiosidade e contribuir para o desenvolvimento da inteligência geral como uma capacidade para tratar problemas específicos. “O Meeting trará para a cena do turismo a multissetorialidade e a oportunidade de agregar a diversidade de conhecimentos para projetar um novo pensar – a ressignificação que acreditamos ser o combustível para adaptação constante aos novos desafios da humanidade”, afirma.

Para capacitar o mercado dos negócios como um todo, a organização neste ano traz painelistas de diferentes frentes de trabalho. Sendo assim, podem participar profissionais da área de Turismo como agentes, guias e operadores de viagens, empresários de áreas que trabalham direta ou indiretamente com o segmento (Trade), estudantes e público geral que queira aprender.

Lembrando que quem adquirir o ingresso para o Meeting possui acesso à feira geral, que ocorre à tarde e tem acesso às Mentorias, mediante agendamento prévio via aplicativo, além de ter acesso às experiências e toda a programação paralela. O participante receberá um E-book exclusivo do conteúdo das palestras e certificado digital. Até o dia 13 de setembro o ingresso de 1º lote custa R$299,00, após essa data, o valor será de R$399,00. Aproveite a oportunidade e se inscreva no endereço www.festurisgramado.com/meeting. Confira abaixo a lista de painelistas.

Painelistas    confirmados

Fábio Mader – Diretor-presidente do Grupo Leceres – “A transformação através das pessoas”

Lelei Teixeira – Jornalista e escritora – “Acessibilidade e inclusão – desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana”

Maribel Silva – Diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio S/A – “Design com propósito de servir com excelência – Os grandes ensinamentos e inspirações que o mercado pode trazer para o turismo”

Clovis Tramontina – Diretor do Conselho de Administração da Tramontina – “Clovis Tramontina: paixão, força e coragem”

Tarcísio Gargioni – Co-fundador da Gol Linhas Aéreas – “Case Gol: Agilidade e estratégia no mundo 4.0”

Martha Medeiros – Empresária e estilista – Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso

Carlos Antunes – Diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal – “O desenvolvimento de vendas da TAP no Brasil”

Fabrizio Gueratto – Digital influencer, especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, palestrante e escritor – “Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo”

Rosa Helena Volk – Presidente da Gramadotur – “Grife Gramado: A força da marca que impulsiona o desenvolvimento”

APP Festuris

O Festuris terá um novo aplicativo para esta edição. A ferramenta está sendo desenvolvida pela Yazo e terá funcionalidade específica, tudo para facilitar a experiência do participante e expositor no evento. A plataforma será interativa, proporcionando engajamento do público no pré-evento e no conceito de segunda tela durante o Festuris. Uma das principais funções é que ele será uma rede social do evento tendo, portanto, a possibilidade de os usuários realizarem postagens, curtidas e comentários. De maneira fácil e dinâmica, será possível também acessar a programação completa do evento, aos perfis dos palestrantes e mentores.

Na ferramenta, os participantes poderão agendar reuniões com expositores de toda a feira, garantindo organização e efetividade nos encontros, sendo assim, criando sua agenda no próprio App. O aplicativo estará disponível para download nos sistemas Android e IOs a partir de 15 de setembro.

Da redação: Laura Gallas/Imprensa Festuris
Foto: Geison Erdmann