17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Contagem Regressiva para o 34º Encatho & Exprotel, o maior encontro de hotelaria do sul do Brasil!

Faltam poucos dias para o início do aguardado 34º Encatho & Exprotel, o maior evento do setor hoteleiro e turístico no sul do Brasil, que acontecerá de 08 a 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. Com o tema “Pessoas, Gestão e Experiências”, o evento promete ser um marco na indústria turística, reunindo especialistas, empresários e profissionais para discutir as últimas tendências e soluções para o setor.

O Encatho & Exprotel é conhecido por sua abordagem única, oferecendo uma programação rica em conhecimento e oportunidades de negócios. Palestras, painéis de discussão e workshops ministrados por especialistas renomados compartilharão insights valiosos sobre as principais questões que impactam a hotelaria e o turismo atualmente. Os participantes terão a oportunidade de aprender, se inspirar e aprimorar suas práticas de gestão, marketing, tecnologia e sustentabilidade.

Rui Schürmann, Diretor-Presidente da ABIH-SC, destacou a importância do evento para o setor.”O Encatho é uma iniciativa que visa capacitar os profissionais do setor hoteleiro, impulsionar a inovação e fortalecer a indústria em Santa Catarina e no Brasil. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os participantes”, pontuou Schürmann .

Abertura Oficial

O primeiro dia do evento, 08/08, será marcado pela abertura do evento, às 18h, com a presença de hoteleiros, convidados do trade e jornalistas de vários estados terá como destaque a entrega das homenagens Maria Helena Petry Makowiecky e João Eduardo Amaral Moritz, às personalidades que têm contribuído de forma significativa para o turismo em Santa Catarina.

O segundo dia do evento será marcado por palestras que abordarão temas estratégicos, como inovação, tecnologia, sustentabilidade e novas oportunidades de negócio na hotelaria. Na parte da manhã, palestrantes de renome abordarão temas como a gestão da qualidade para alcançar lucratividade e competitividade nos hotéis, o turismo inclusivo, a portabilidade da conta de energia elétrica para empresas do setor e a disciplina necessária para alavancar as vendas. Além disso, haverá um painel sobre aspectos jurídicos destacados na hotelaria.

Neste mesmo dia, os participantes poderão mergulhar no universo dos dados e sua relação com a segurança, fidelização e impacto nas vendas na hotelaria. Também serão explorados temas como inteligências artificiais e o uso de plataformas como WhatsApp e ChatGPT para otimizar as práticas comerciais. Ainda haverá uma palestra sobre a conexão com os clientes em meios de hospedagem e a importância de manter a qualidade técnica e percebida. Encerrando com chave de ouro o segundo dia do evento, os convidados irão desfrutar de um passeio exclusivo no Kattamaram Florianópolis, proporcionando momentos de descontração e networking, entre hoteleiros, fornecedores e imprensa, em um ambiente singular.

Tendências e Perspectivas

O último dia do evento trará discussões sobre o futuro da hotelaria, com foco em tendências, sustentabilidade, e as oportunidades de crescimento no mercado turístico de Santa Catarina. Palestrantes abordarão temas como a sustentabilidade socioambiental na hotelaria, a expansão da “Nova Motelaria”, o reposicionamento do turismo catarinense como produto e o papel da informação no planejamento do turismo.

Além disso, serão apresentados painéis sobre liderança em comunicação em tempos de mudança e o lançamento da marca do destino turístico. A tecnologia também estará em pauta, com destaque para o impacto nas operações hoteleiras e as oportunidades de redução de custos e ganho de produtividade.

Exprotel

Na feira os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas novidades

A feira, que é um dos destaques do evento, contará com a presença de mais de 50 expositores, apresentando produtos e serviços inovadores que podem fazer a diferença nos estabelecimentos hoteleiros e de turismo, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer em primeira mão as últimas novidades em tecnologia, sustentabilidade, enxovais, amenities, mobiliário, destinos turísticos e muito mais. A interação com fornecedores e especialistas do setor permitirá aos visitantes explorarem novas parcerias e soluções para aprimorar a experiência dos hóspedes e dos turistas, sejam eles visitantes a lazer ou a trabalho.

Juliana Bossi Castro, responsável pelo Encatho & Exprotel, ressaltou a relevância da feira: “A Exprotel é um espaço estratégico para os empreendedores que buscam inovação e diferenciação no mercado. É uma oportunidade única de estabelecer contatos, conhecer produtos de alta qualidade e encontrar soluções sob medida para cada negócio”.

Entre os expositores presentes ao Encatho estão a  Altenburg,  especializada em roupas de cama, colchas, toalhas e roupões, a AskSuite, que oferece aos hoteleiros comunicação inteligente Omnichannel para hotéis e resorts, outra expositor presente é a Assa Abloy trará soluções completas de segurança. Já a Carol Cortinas, com sua experiência desde 1995, oferecerá um atendimento personalizado e projetos profissionais para hotéis. Outro destaque da Exprotel e a Desbravador que traz soluções que ajudam hotéis a venderem mais e melhor, com sistemas que permitem que os hóspedes agendem suas experiências no hotel de forma prática e otimizada. A Harus, presente no segmento de amenidades, exibirá suas linhas especiais, como L’Occitane Au Brésil, Boticário, Vinotage, Kur e Alma Brasil, proporcionando aos hóspedes experiências de alto padrão. A lista completa dos expositores pode ser vista aqui.

Compromisso com a Capacitação e Qualificação

O 34º Encatho & Exprotel representa um marco na busca pelo desenvolvimento e crescimento do setor hoteleiro catarinense. Com uma programação diversificada e temas relevantes, o evento promete conectar profissionais, compartilhar experiências e fortalecer parcerias para o futuro da hotelaria.

Josiane Castilhos, uma das mentes brilhantes por trás da programação, resume o amplo trabalho para criar uma programação de sucesso. “Reunimos os melhores conteúdos e temas relevantes para que o participante obtenha o máximo de aprendizado e aplicabilidade imediata em seus negócios”, explica.

Agora que você já conferiu um pouco do que vai integrar a 34ª edição do Encatho & Exprotel, responda: Preparados para embarcar em uma jornada única de aprendizado e insights? Rui Schürmann garante que a experiência será incrível. “O Encatho não é apenas um evento, é uma experiência transformadora que deixará o participante pronto para elevar sua carreira e/ou negócio ao próximo nível”, conclue o presidente da ABIHSC.

Da redação com informações de Vânia Monteiro
Fotos: Divulgação