17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Encatho e Exprotel terá mais de 50 eventos, entre palestras, encontros e reuniões do trade turístico

O encontro que inicia amanhã (13) vai movimentar toda a cadeia produtiva brasileira de um dos setores que mais contribuem com o crescimento do país, o turismo

Inicia nesta terça (13), no Centrosul, em Florianópolis o 32º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e 30ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel. Durante o evento serão realizadas mais de 30 palestras, diversas reuniões estaduais e nacionais do trade turístico, Simpósio de Governança, Seminário de Desenvolvimento Turístico, além de ter um espaço específico para negócios, unindo fornecedores dos mais diversos produtos e serviços que vêm auxiliar na gestão operacional de hospitalidade e turismo em todo o país.

O diretor-presidente da ABIH-SC Osmar José Vailatti afirma que “O turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais atraímos turistas e aumentamos também a ocupação”.

Eventos

O Sebrae, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) lançam o Projeto Investe Turismo em Santa Catarina na abertura do Encatho. O lançamento contará com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O objetivo é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e informações sobre o acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Já a ANTT vai discutir, durante o Encatho, mudanças que podem incrementar mais de R$ 50 bilhões na cadeia turística. Será uma Audiência Participativa para avaliar mudanças na regulamentação possibilitando o incentivo ao turismo rodoviário no país, que hoje se encontra estagnado por força de legislações restritivas. A base desta mudança é a “carta de Foz” proposta por várias entidades ao MTUR, que encampou a ideia, pois possibilita incrementos anuais para toda a cadeia turística.

O Encatho também abre espaço para que todas as entidades que representam o turismo no estado se reúnam para discutir a evolução do setor. Destacam-se a Reunião da Santur com as Instâncias de Governança; o Circuito de negócios com Organizadores de Eventos da Associação Brasileira de Empresas – ABEOC; a Reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio; Reunião do Conselho Estadual de Turismo; Reunião do COMTUR Florianópolis; Conselho Regional de Relações Públicas RS/SC; Reunião da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de SC, FHORESC; Fórum de Turismo de Florianópolis – FORTUR; ATHISC Associação de Turismo Hidrotermal Santa Catarina e Instâncias de Governança de Santa Catarina.

O Encatho e Exprotel está entre os eventos que fazem parte do Floripa Conecta, movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel/SC, parceira do Floripa Conecta e do Encatho, fechou parceria também com alguns dos restaurantes e bares associados para oferecer benefícios para visitantes dos eventos. Os visitantes do Encatho terão em seus crachás o QR Code para acesso direto ao aplicativo, podendo assim visualizar restaurantes participantes e obter descontos.

Qualificação

Mais de 30 temas foram preparados para abranger toda a cadeia turística. Entre os temas estão linhas de crédito para o setor hoteleiro; inteligência artificial e robótica; a utilização da internet e de tecnologias para divulgação e marketing; softwares para gerenciamento de compras, de recepção, gestão; oportunidades de mercado como Destination Wedding; novos nichos; mudanças no mercado fornecedor e consumidor; envelhecimento populacional; leis, diretrizes, acessibilidade; segurança da informação; marketing de influência e inteligência artificial; tecnologia para gerenciamento de receitas; a importância da formação continuada; inovações em lavanderia e enxoval; a gameficação como forma de engajamento e estímulo competitivo para fidelizar clientes ou equipe interna; economia do mar, entre outros temas. As vagas para as palestras são limitadas e podem ser feitas pelo site www.encatho.com.br

Exprotel

Centenas de marcas estarão em exposição durante a feira, que também é aberta ao público e tem entrada gratuita. Os produtos e serviços apresentados abrangem todos os setores dos meios de hospedagem, como cama, mesa e banho; sistemas e soluções; softwares; amenities; plataformas; maquinários e equipamentos para hotéis; projetos sociais; limpeza e saneamento; segurança; controle de acesso; seguros; filtros; tecnologias de gestão, marketing e controle; multimídia; arquitetura; brinquedos; higienização; consultoria; mobiliário; acessórios; purificação de ambientes e água; aluguel de produtos e serviços; terceirização; decoração; colchões; papéis de parede; tapetes e pisos; entidades representativas e muito mais.

Entre os expositores estão Abrasel/SC; Santur; Altenburg; APP Sistemas; Aromance Aromas; Básico Aroma; AskSuite; Capital Equipamentos; COEPAD; Colau; Desbravador (patrocinadora); Dormakaba; Ecoflex; Energia Corretora; Filtros Marwilt; Foco Multimídia; Gobbi Arquitetos Associados; Harus (patrocinadora); HSystem; Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina; Joy Brinquedos; Lava Sul Higienização Têxtil; Lexsis Sistema; Lufamar; MM Arquitetura Conectada; Multform; ONG Autonomia; Onix Colchões; Probel; ProHotel & ProDecore; Realgem’s; Recreanext; Rede Chá; Rentv; Rossmark; Saga Systems; Senac; SESC; Silbeck; Tapetes & Pisos; Teka; Tomberlin (patrocinadora); WebSpot; Wier e muitas outras marcas.

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 13 a 15 de agosto
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br | 3222-8492
Realização: ABIH-SC

Da redação: Vânia Monteiro/ABIH SC