Grande público, bons negócios, muitas prospecções e qualificação gratuita para o trade turístico
A 32ª edição do Encatho e Exprotel, realizada no Centrosul, em Florianópolis que teve mais de 50 atividades nos três dias de eventos, contou com palestras, reuniões, sessões de autógrafos, lançamentos, assinaturas de importantes acordos e repasses para o desenvolvimento da economia do turismo, além de uma ampla feira de equipamentos para hotelaria. Circularam pelo evento 3.723 pessoas vindas de 201 cidades, 19 estados e 2 países.
Para Osmar José Vailatti, diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina – ABIH-SC, o evento surpreendeu. “Encatho & Exprotel foi um sucesso. Um grande público participando das atividades, profissionais de altíssimo nível nas palestras, uma feira diversificada em produtos e serviços com as principais soluções para o turismo e hotelaria, bem como, a participação ativa das entidades do trade, trazendo para o evento seus associados e empresários do setor. Este movimento conjunto mostra a força do macrossetor turístico catarinense para todo Brasil”, salienta.
E não foi somente a união das entidades do trade que o evento proporcionou. A aproximação do poder público com a iniciativa privada também foi um dos pontos a serem destacados durante todo evento. “A vinda do Ministro do Turismo, do diretor nacional do SEBRAE, da vice-governadora e demais autoridades, traduz a importância de ouvir, dialogar e planejar com quem faz do turismo a indústria certa para os países que querem crescer”. Osmar destacou também a importante participação das Instâncias de Governança Regionais – IGR’s. “No Brasil onde o turismo doméstico prevalece, poder mostrar as oportunidades de cada região turística dentro do evento, capacitando empresários para esta comercialização e permitindo o networking foi também dos destaques desta edição”. Por fim, Osmar Vailatti fez um agradecimento especial aos expositores, associados, entidades do trade e profissionais da imprensa. “Aos que confiaram em nosso trabalho, apoiaram incansavelmente e trabalharam junto para que o evento fosse um sucesso, deixo aqui meus agradecimentos”.
A ampla programação pensada estrategicamente para atrair todos os olhares foi uma das preocupações da diretora de eventos da ABIH-SC, a relações públicas Lara Perdigão. Ela explica que assim que foi definido o tema central, a busca por especialistas renomados no cenário nacional começou “O que percebemos é que o pequeno e médio hoteleiro compreendeu que o evento é pra ele. Passou a entender que os temas das palestras podem ser aplicados em qualquer tamanho de empreendimento, além de muito prático, o que permite ações com resultados visíveis em curto espaço de tempo”, enfatiza.
Elogios
Quem visitou a Exprotel pode conferir inúmeras soluções em produtos e serviços, tecnologias de ponta, lançamentos e uma infinidades de inovações em processos. Para quem buscava “Soluções e Inovações na hotelaria”, bem como, para quem deseja obter relacionamento e fechar negócios com um público selecionado, este foi o lugar certo. Segundo César Hunhoff, da Lavasul, a feira não só atendeu as expectativas como superou. “Nosso espaço foi para tirar dúvidas, trocar ideias e dar informações sobre lavanderia e locação de enxoval para a hotelaria. Mas apesar de ter um objetivo mais de divulgação, fechamos bons negócios. Só desejo que o evento continue crescendo como vem crescendo a cada edição”, salientou.
Já a Altenburg que é uma tradicional participante da feira, nesta edição trouxe muitas novidades no enxoval de banho, toalhas e roupão. Segundo Rose Molon, o evento novamente surpreendeu. “Não se mede uma feira só na sua realização, mas nos meses seguintes quando mantemos contato com todos que passaram pelo estande, mas antecipo que foi um público muito qualificado e os negócios aqui no evento já foram muito bons”, afirma.
A operadora hoteleira CHA Hotéis, que faz administração profissional de hotéis e pequenos meios de hospedagem, também ficou satisfeita com a participação no evento. Segundo Geraldo Linzmeyer, presidente da rede, a empresa oferece soluções para o empresário que quer continuar rendendo de forma mais competitiva, sem abrir mão do seu negócio. “O evento é muito visitado pelo pequeno pousadeiro até as grandes redes nacionais. Este é o nosso público, então estar presente foi uma estratégia para mostrar um pouco do que podemos fazer por um empreendimento através de uma política forte comercial. Por ser uma primeira experiência não tínhamos ideias de resultados, mas até o momento estamos muito satisfeitos”, afirma Geraldo.
Durante o evento foram realizadas ainda, algumas palestras por entidades envolvidas com o turismo, como a palestra sobre o Papel institucional da Santur e Instâncias de Governança na promoção e fomento do turismo catarinense. Também foram tratados temas como impulsionamento de novos produtos turísticos via Agência de Viagens; construção de produtos turísticos internos; impacto da operação turística ao redor do mundo; impacto jurídico no agenciamento de viagens; importância da operação turística para o desenvolvimento Municipal; Mesa Redonda e plenária com a participação de representantes da IGRTur/GF, agenciamento de viagens, meios de hospedagem, poder público e Presidente da Granfpolis e a Assembleia da IGRTur-GF para passar resultados e novas ações.
Da redação: Vânia Monteiro/ABIH