20/03/2025

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Escolas da Capital terão um aumento de 50% de vagas em tempo integral

O modelo passará a atender 4 mil estudantes, proporcionando crescimento e desenvolvimento dos alunos

A Prefeitura de Florianópolis vai aumentar em quase 50% o número de estudantes em tempo integral na rede municipal de ensino. Atualmente, são 2.627 alunos nesse modelo, e o número subirá para 4 mil crianças e adolescentes que permanecerão na unidade educativa durante a manhã e a tarde, em um currículo integrado. Este ano, quase 100% dos alunos do quinto ano do ensino fundamental e um terço dos alunos do segundo ano estarão incluídos nesse formato.

“O segundo ano é uma fase essencial para a vida escolar do estudante, pois marca a conclusão da alfabetização. Da mesma forma, ao chegar ao quinto ano, o aluno precisa finalizar a primeira parte do ensino fundamental com uma base sólida de aprendizagem, que o prepara para novos desafios. Por isso, estamos começando essa ampliação do turno integral focando nessas turmas”, explica o secretário de Educação, Thiago Peixoto.

Duas novas escolas terão também tempo integral, adicionando juntas mais de 500 novas vagas. A primeira nova unidade está localizada no Red Park, no Rio Vermelho, e será inaugurada ainda neste semestre. A segunda será instalada no Centro da cidade.

Em tempo integral, os estudantes recebem auxílio pedagógico específico e participam de uma variedade de atividades extracurriculares, além das aulas tradicionais. Eles podem tirar dúvidas disciplinares, trabalhar suas dificuldades e participar de cursos e oficinas.

Segundo o secretário de Educação, com mais tempo no ambiente escolar, o estudante terá um desenvolvimento com mais conteúdo e qualidade. “Acreditamos que a nova proposta pedagógica é um passo importante para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos da rede municipal. Com um currículo focado no desenvolvimento de habilidades, mais tempo de aula e atenção especial às áreas de português e matemática, que têm sido apontadas como as de maior déficit de aprendizagem em análises educacionais, estamos preparando crianças e adolescentes para o futuro. Um compromisso que começa a se concretizar”, conclui Peixoto.

Vale lembrar que nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, começa o ano letivo na rede municipal de ensino de Florianópolis, com mais de 36 mil estudantes e quase seis mil profissionais. No ensino fundamental, em 39 escolas, há 20.853 alunos matriculados do primeiro ao nono ano. Nos 85 núcleos de educação infantil municipal, frequentarão as unidades 15.510 crianças de quatro meses a seis anos de idade. O recesso escolar do meio do ano ocorrerá de 19 de julho a 3 de agosto, e o fim do ano letivo está marcado para 19 de dezembro.

Da redação
Fotos: Divulgação/PMF