17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Festuris gera cerca de 500 empregos temporários

A valorização da mão de obra regional é um dos destaques da Feira Internacional de Turismo (Festuris). Além dos profissionais das empresas montadoras e expositoras, o evento tem possibilitado a contratação de pessoas que têm se especializado nas áreas de receptivo e segurança e serviços gerais.

De acordo com a gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, o número de contratações temporárias gira em torno de 500 pessoas nesta 34ª edição, que ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park. “Gramado sediou mais de 400 eventos em 2019, o que prova que este segmento é muito importante para a economia do município”, afirma o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz. Ele destaca que neste cenário, o Festuris “cumpre um papel mega importante para o município”.

Festuris Gramado valoriza a mão de obra qualificada da região

Koetz cita, ainda, que a secretaria tem atuado no fomento de negócios, mas também como intermediador de mão de obra. “Também nos sentimos responsáveis pela capacitação da mão de obra para o mercado de trabalho”, afirma Ike, ressaltando que o segmento de eventos é um deles. A organização do Festuris estima um impacto econômico de 25 milhões para a região.

Há mais de 45 anos no mercado de eventos, Tela Tomazeli, da Tela Tomazeli Eventos, é a responsável pela equipe de atendimento e recepção no Festuris. A sua bagagem profissional iniciou como recepcionista, passando por todos os setores relacionados ao receptivo e organização de eventos. “É um trabalho que dou muito valor”, afirma ela, ao lembrar a sua trajetória profissional.

Nesta edição, serão mais de 50 pessoas para atividades como digitação, orientação de fila, traduções bilíngues, revezamento, estandes, plenária, informações, leitor óptico, depósitos, coordenação, caixa, entre outros. Ela seleciona, treina e coordena a equipe que é contratada pela Rossi & Zorzanello. “São jovens estudantes do segundo grau que estão entrando no mercado de trabalho, pessoas que já atuam em eventos e aposentadas de diversas cidades”, relata Tomazeli.

A experiência das equipes também é destacada por Tânia Maria Camargo Varela, da Infinity MultiServiços, prestadora de serviços de segurança, higienização, carregadores, bombeiros, incluindo ambulância própria. Ao todo são mais de 200 pessoas. No mercado há mais de 20 anos, a empresa valoriza os profissionais da região na contratação. “Algumas mulheres, por exemplo, trabalham comigo há mais de 20 anos. Vieram trabalhar para reforçar a renda da família e continuam até hoje”, afirma Tânia, destacando que todos os profissionais têm qualificação e treinamento nas áreas que atuam. “É uma equipe bem qualificada”, orgulha-se a empresária.

Da redação: Com informações de Laura Gallas

Fotos: Divulgação