17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Florianópolis ganhará novo hospital no antigo prédio do Aeroporto Hercílio Luz

A Prefeitura de Florianópolis vai construir um novo e pioneiro Complexo Integrado de Saúde que funcionará no espaço do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no bairro Carianos. Com 12 mil m², a estrutura será composta por Hospital-Dia, UPA Sul, Policlínica, CAPS 24h, Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Escola de Saúde Pública, entre outros serviços para atender à população na Capital Catarinense. 

Hospital-Dia

O antigo prédio que abrigava o Aeroporto Internacional Hercílio Luz e que está parado há um bom tempo vai se transformar no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital-Dia de Florianópolis. A estrutura visa o atendimento de milhares de pacientes com procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, que representam 60% da fila de espera atualmente no setor na Capital. 

Os pacientes serão encaminhados dos Centros de Saúde e UPAs para o hospital

A estrutura irá oferecer cirurgias eletivas, por meio de um centro de diagnóstico e atendimento especializado. A proposta é aliviar a demanda dos hospitais estaduais, que ficarão responsáveis por procedimentos mais complexos. Os pacientes serão encaminhados dos Centros de Saúde ou UPAs para o Hospital-Dia. A ideia é realizar o procedimento, ficar em observação por algumas horas e ganhar alta no mesmo dia – caracterizando o regime de Hospital-Dia, com período máximo de atendimento de 12 horas. 

UPA Sul

Uma das mudanças previstas com a implantação do novo hospital é a transferência do atendimento da UPA Sul para o novo Complexo Integrado de Saúde. Atualmente, a Unidade de Pronto Atendimento funciona em uma estrutura no Rio Tavares, contemplando situações de urgência e emergência. A medida visa ampliar e integrar toda a infraestrutura de atendimento hospitalar, oferecendo um serviço de qualidade para o cidadão. 

A proposta surgiu diante do alto custo de reforma da estrutura atual, avaliado em R$ 17 milhões. A nova localização foi escolhida após diagnósticos e análises das possibilidades de mudança. Todos os serviços que, atualmente, são ofertados para o cidadão no Rio Tavares, serão transferidos para o Carianos junto com os servidores. A previsão é que essa mudança ocorra antes da temporada de verão. 

Com relação ao prédio que atualmente abriga a UPA Sul, o município está analisando a oferta do espaço para que o Estado implemente uma estrutura de segurança pública no local. Além disso, a Prefeitura vai incluir novas linhas do transporte público e ampliar as já existentes para facilitar o acesso ao local. 

Outros serviços

O Complexo também vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. Novidade no município, o local terá uma estrutura adequada para internações de pacientes com transtorno mental. O cidadão que necessitar do atendimento com urgência terá um serviço integrado à disposição. 

O projeto ainda prevê a instalação de um espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência física e sexual. Com funcionamento 24 horas, a nova estrutura contará com apoio médico e policial, tudo em um só lugar, centralizando o atendimento. A iniciativa é em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

Da redação com informações da PMF