07/12/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Florianópolis prepara seus Cemitérios para o Dia de Finados

Movimentação indica que visitação no feriado deste sábado vai ser intensa como era antes da pandemia

Pela movimentação das duas últimas semanas, se o tempo estiver bom, a movimentação no Dia de Finados deve voltar a ser tão intensa quanto antes da pandemia. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Cemitério São Francisco nas duas últimas semanas para limpar e arrumar os túmulos de familiares. 

Neste sábado, 2, a estimativa é que 25 mil pessoas visitem o cemitério do Itacorubi, 5 mil compareçam ao São Cristóvão, no Continente, e 12 mil nos demais cemitérios. Com essa estimativa de 42 mil pessoas nos 13 cemitérios municipais, a movimentação no Dia de Finados na Capital deve superar aquela registrada nos últimos cinco anos.

A estimativa da prefeitura da capital é que cerca de 42 mil pessoas visitem os cemitérios no Dia de Finados

Com o trabalho de reeducandos do sistema prisional, a Prefeitura de Florianópolis tem conseguido manter os cemitérios roçados, limpos e livres de focos de endemias durante o ano inteiro. Agora, para dar suporte à limpeza que as famílias costumam fazer nos jazigos, foram providenciadas caixas estacionárias para resíduos, água para lavação dos túmulos e sanitários móveis.  

“Todos os cemitérios contam com serviços regulares de manutenção e limpeza e estimulamos as famílias que façam visitas aos cemitérios o ano inteiro, ajudando a cuidar desses equipamentos públicos”, aponta o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, Ivan Luiz Ceola Schneider.

Para evitar vetores de doenças, a recomendação é acabar com a água parada, fazendo furos nos vasos ou substituindo-os por velas. Para evitar o acúmulo de água, além de furar vasos e porta-velas, não utilizar plantas que acumulem líquidos, como bromélias, retirar as embalagens plásticas e de celofane dos arranjos de flores e retirar os pratinhos dos vasos de planta. Para ver a localização dos cemitérios é só clicar aqui.

Da redação com informações da PMF
Fotos: Banco de Dados/FN