Nos fins de semana, a pista central poderá ser utilizada pelos pedestres e ciclistas
O reencontro histórico dos catarinenses com a Ponte Hercílio Luz ganhou mais um capítulo na manhã desta segunda-feira, 27. O Governo do Estado autorizou o trânsito de veículos de emergência e de linhas de transporte coletivo nas pistas de rolagem. Assim, pedestres e ciclistas terão acesso somente às passarelas laterais durante a semana. O cronograma de obras segue até março, quando está prevista a conclusão dos trabalhos.
“Depois de quase três décadas com a ponte fechada, hoje o Governo do Estado garante mais um compromisso, liberando para o transporte coletivo e permitindo o acesso do transporte escolar gradativamente, conforme cronograma da prefeitura. Para que este importante patrimônio histórico e cultural seja protegido e preservado, precisamos regular o uso em alguns momentos”, explica o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
Nos fins de semana, quando não haverá circulação de ônibus, a pista central poderá ser utilizada pelos pedestres e ciclistas. “Permitir esse acesso das pessoas é uma forma de valorizar a Ponte Hercílio Luz”, acrescenta Vieira.
A Polícia Militar Rodoviária mantém presença nas duas cabeceiras. De acordo com o comandante do Primeiro Batalhão Rodoviário, major Davi Augusto Silveira dos Santos Lima, os policiais vão garantir o controle no acesso à ponte. “Nós vamos liberar a entrada dos ônibus do transporte coletivo municipal e fazer a orientação de pedestres e ciclistas quanto ao uso das passarelas”, antecipa.
A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz segue em andamento até março de 2020 e, conforme cronograma estabelecido pela empresa responsável pela obra, à noite a pista de rolagem será interditada para execução de serviços. E, se necessário, as passarelas laterais também poderão ser fechadas, mas uma delas sempre estará liberada para a travessia total da ponte.
Convivência
O Governo do Estado também dá sequência aos estudos sobre o aproveitamento do entorno da Ponte Hercílio Luz. O objetivo é criar espaços de convivência a partir do uso cultural, museológico, turístico, gastronômico, esportivo, de lazer e de contemplação, trazendo vitalidade e urbanidade para a região.
Para melhor orientar as decisões sobre o uso do entorno da Ponte Hercílio Luz, uma sondagem de mercado está sendo realizada pela SC Participações e Parcerias (SCPar) com a finalidade de ampliar o debate e coletar sugestões e percepções sobre o aproveitamento do espaço. Até 30 de janeiro os interessados podem agendar reunião por meio de formulário eletrônico disponível no site do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina.
Uso da Ponte
Transporte coletivo: liberado de segunda a sexta-feira, conforme
cronograma da Prefeitura
Veículos de emergência: acesso controlado pela Polícia Militar
Rodoviária
Pedestres e ciclistas: acesso liberado nas duas passarelas laterais,
podendo haver fechamento de uma delas conforme necessidade da obra. Nos fins de
semana, o acesso será liberado também na pista central
Veículos particulares: acesso proibido
Da redação: Renan Medeiros/Secom
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.