Município alcançou um dos melhores resultados entre as maiores cidades do estado
São José obteve notas maiores que a média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas fases iniciais e finais do ensino fundamental. O município manteve o índice de 6,4 nos anos iniciais, conquistado em 2021, mesmo com impacto da pandemia de coronavírus na alfabetização. São José ampliou em 0,2 pontos o Ideb nos anos finais, subindo de 5,3 para 5,5.
Os resultados colocam a Educação de São José entre as melhores de Santa Catarina, avaliando as cidades acima de 200 mil pessoas. Nos anos iniciais, é a 4ª maior nota, após Joinville, Blumenau e Criciúma. Já nos anos finais, São José fica em 3º, após Joinville e Blumenau. Ainda, em comparativo com as 26 capitais e Distrito Federal, os resultados colocam São José com a 2ª maior nota.
Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o programa é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Ele leva em conta tanto o desempenho dos alunos em avaliações padronizadas quanto a taxa de aprovação escolar.
Investimentos
Para a secretária de Educação, Cláudia Regina Macário, os indicadores estão atrelados a diversas frentes de ação, investimentos e valorização como a aprovação do plano de carreira do magistério, reajustes salariais, aumento do percentual de pós-graduação e efetivação de profissionais por concurso público.
São José realizou a aquisição de materiais como kits escolares para estudantes e professores, aquisição de Chromebooks e instalação da rede lógica (internet) em todas as unidades de ensino e implementação de Salas Google nas escolas. Também promoveu o projeto Geração do Futuro, com aulas de Robótica, Empreendedorismo e Educação Financeira. Outro destaque é o programa Enxerga São José, com consulta oftalmológica e distribuição de óculos para estudantes da rede, além da aquisição e distribuição de uniformes escolares.
Ações pedagógicas
A secretária explica ainda, que São José desenvolveu diversas ações pedagógicas com foco na recomposição da aprendizagem, realizando a aplicação de avaliações diagnósticas, permitindo assim a identificação de lacunas e habilidades não desenvolvidas pelos estudantes na pandemia.
“Os resultados são fruto do trabalho de excelência desenvolvido pelos profissionais da educação da rede pública municipal de ensino, que se dedicam com o máximo de comprometimento no seu fazer pedagógico favorecendo o aprendizado dos estudantes”, afirmou.
Da redação com informações da Assessoria de imprensa da PMSJ
Foto: Divulgação
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