20/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Meia Maratona de Pomerode terá festa alemã na chegada

A corrida mais alemã do Brasil, a Meia Maratona de Pomerode está na reta final de inscrições. Com provas de 6 km e 21 km, o evento será realizado nos dias 22 e 23 de outubro na cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A corrida é famosa por oferecer chopp na parte final do percurso da meia maratona. Os participantes terão ainda uma grande festa alemã depois da linha de chegada, com muito chopp e diversas atrações conforme as tradições germânicas. 

 

Os atletas podem garantir vaga até esta quinta-feira (6), dia em que se encerra o período de inscrições de participantes. O kit tem valor a partir de R$ 80 e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial Vem Correr

 

A Meia Maratona de Pomerode é realizada desde 2008 e se tornou a Oktoberfest dos corredores. Realizada no período das festas de outubro, atrai atletas de diferentes estados do Brasil. Nesta edição, mais de 40% dos inscritos são de fora de Santa Catarina. Os participantes estão divididos entre as duas provas. A corrida rústica de 6 km será realizada no dia 22, no fim da tarde, enquanto a prova de 21 km será na manhã do dia seguinte.

 

Além do tão aguardado chopp no quilômetro 18 da meia maratona, a bebida será distribuída aos participantes ao final das corridas nos dois dias. Depois da linha de chegada, no Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode, eles serão recebidos na Runfest. É uma mini Oktoberfest, com bandas típicas, grupos folclóricos, foodtrucks, chopp gelado e brincadeiras germânicas para brindar a chegada dos atletas. 

 

“A Meia Maratona de Pomerode virou uma das corridas mais desejadas do Brasil por causa do chopp no percurso e de proporcionar esse contato com a cultura dos imigrantes alemães da região. Nesta edição, vamos ampliar essa experiência com a Runfest. Será um pós-prova diferente por conta do contato direto com toda a cultura germânica, tão presente na cidade”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, empresa organizadora do evento. 

 

Novidade

 

Realizada tradicionalmente na segunda quinzena de outubro, a Meia Maratona de Pomerode faz parte do calendário das festas de outubro, tão marcante ao Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Devido ao grande sucesso de edições passadas, o evento em 2022 tem novo formato. 

 

São dois dias de corrida, com a distância curta no primeiro dia. No sábado (22/10), a prova de 6 km tem a largada às 17h30min. Assim, os atletas aproveitam a Runfest no Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode durante a noite. O dia seguinte é reservado à meia maratona, também com festa típica após a linha de chegada. 

 

Realizada desde 2008, a Meia Maratona de Pomerode recebeu o título de uma das provas imperdíveis e se tornou concorrida entre corredores de todo Brasil desde as primeiras edições. A prova proporciona uma verdadeira imersão na cultura alemã a partir da valorização da cultura da cidade-sede. Além disso, reúne características que agradam muitos corredores, como percursos planos, a temática divertida e hospitaleira e o chopp no percurso da meia maratona. Para coroar a vitória pessoal de cada participante, a bebida também é servida na chegada, em uma grande festa germânica após a prova. 

 

Da redação: Danilo Caboclo/SixComm
Fotos: Divulgação