15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Movimento no Terminal Graneleiro do Porto de São Francisco aumenta 22% em 2023

Graças às melhorias realizadas nos últimos meses, o Terminal Graneleiro do Porto de São Francisco do Sul alcançou um novo recorde: no primeiro quadrimestre do ano recebeu 586 mil toneladas de grãos, principalmente, soja. O número representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram recebidas 481 mil toneladas.

O Porto do Norte catarinense exporta 80% de toda a soja produzida em Santa Catarina, sendo a China o principal país destinatário. O Terminal ocupa uma área equivalente a quatro campos de futebol, dentro do complexo portuário, e conta com dois grandes armazéns, a partir dos quais os grãos são transportados até os navios, por meio de esteiras.

O governador Jorginho Mello destacou os R$ 10 milhões de investimentos que têm sido feitos na infraestrutura portuária. “São recursos para melhorar a capacidade de movimentação e que vão contribuir para que a gente tenha cada vez mais recordes. Investimos nos nossos portos porque sabemos da importância deles pra nossa economia”, afirmou.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o planejamento das obras de revitalização foi essencial para alcançar as metas de crescimento. “A partir da previsão de uma safra recorde, a administração do Porto, juntamente com a equipe de funcionários do Terminal, procurou assegurar que o carregamento dos grãos ocorra de modo ágil, reforçando o compromisso do governador Jorginho Mello em ofertar o melhor serviço possível.”

Vieira explica que, em março, a balança rodoviária foi ampliada para atender caminhões maiores: o equipamento passou de 20 metros para 25 metros. No passado, um caminhão bitrem tinha que ser pesado em duas etapas. Agora, só numa, agilizando o fluxo de veículos.

“O Porto vem recuperando e mantendo a estrutura do Terminal, com investimentos constantes. Prova disso é a recuperação das vias internas, com a implantação de pavimento rígido, adequado à intensa circulação de caminhões pelo recinto”, afirmou o presidente do Porto, se referindo à renovação de toda a pavimentação interna do Terminal Graneleiro.

A linha férrea que atende o Terminal também está recebendo melhorias desde o início do ano.Cerca de 500 metros da malha ferroviária passam por revitalização, incluindo 300 metros que estão desativados desde 2019. A obra agiliza as manobras dos trens, permitindo o uso de duas vias diferentes: uma para a entrada de vagões carregados e outra para a saída dos vazios.

Da redação: Billy Culleton/Secom
Fotos: Secon Banco de Dados