15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

OAB/SC e LIDE SC realizam 1° debate do 2° turno no dia 5

O primeiro debate reunindo os candidatos a governador do Estado que disputarão um eventual segundo turno das eleições será realizado pela OAB/SC e o LIDE Santa Catarina no dia 5 de outubro, às 20h, na sede da Seccional em Florianópolis. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC contará com perguntas sobre o tema central “O futuro de Santa Catarina”. Todos os candidatos com chances de chegar à segunda etapa do pleito majoritário já confirmaram presença no debate, que vai abordar questões de interesse de toda a sociedade.

“Trata-se de uma ação cívica, apartidária e que busca contribuir de forma propositiva com o futuro de nosso Estado, colhendo junto aos candidatos sua opinião e propostas sobre temas que impactam não apenas a atuação da advocacia, mas da sociedade como um todo. É uma iniciativa pela qual cumprimos com nosso indispensável papel de representante da sociedade civil e defensora dos direitos dos cidadãos, estimulando ainda o exercício do voto, fundamental para a plenitude da cidadania,”, destaca a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

“Queremos reunir convidados representantes dos diferentes segmentos da sociedade, de organizações públicas e privadas, em sua maioria potenciais formadores de opinião, buscando também mais conhecimento sobre temas importantes para o universo empreendedor”, complementa o presidente do LIDE SC, Delton Batista. A entidade representa mais de 5 mil lideranças empresariais no Estado, enquanto a OAB/SC registra mais de 60 mil advogados e advogadas inscritos.

A mediação do debate será feita pela jornalista Adriana Krauss. O auditório da OAB/SC comportará cerca de 200 convidados para assistir presencialmente, enquanto o link oficial do YouTube transmitirá o evento ao vivo. Ao longo do debate, uma comissão jurídica analisará a concessão ou não de direito de resposta quando solicitado por algum dos candidatos.

                                                                              Cartilha para o eleitor

Dentre as diversas iniciativas realizadas pela OAB/SC para as eleições deste ano, destacam-se as campanhas de estímulo à retirada do título eleitor pelos jovens, replicadas por diversas Subseções no interior do Estado, e mais recentemente o lançamento da campanha “#SeuVotoTransforma”, fomentando o voto consciente e responsável, e contando com uma cartilha para orientar o eleitor, disponibilizada gratuitamente no site da Seccional: .

O que é permitido ou não no dia da votação, como o eleitor pode também fiscalizar o pleito, como e onde fazer denúncias de irregularidades, dicas para contribuir com o enfrentamento da desinformação e das notícias falsas, e orientações sobre seus direitos e deveres, estão na cartilha. Além disso, advogados e advogadas que atuam no Sistema OAB gravaram vídeos para a campanha “#SeuVotoTransforma”, que estão sendo veiculados nas redes sociais da Seccional, com mensagens que destacam diferentes temas que merecem a atenção no pleito, mostrando o poder transformador do voto para a sociedade.

Da redação: Com informações da OAB/SC
Foto: Divulgação