15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Operação Fio Desencapado apreende 8,4 toneladas de fios de cobre no Norte da Ilha

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizou uma das maiores apreensões de fio de cobre já registradas em Santa Catarina. A operação foi realizada na última terça-feira (15), quando foi apreendida 8,4 toneladas de fios de cobre, sendo 2 toneladas de cobre triturado, além de uma máquina usada para triturar o metal. O proprietário do ferro-velho, localizado no Norte da Ilha, foi preso pelo crime de receptação e o estabelecimento interditado.

Desde que passou a ser uma força-tarefa semanal, em 31 de julho, a Operação Fio Desencapado vem acumulando números ainda mais expressivos. A Oi, empresa de telefonia que apóia a Operação, registrou uma diminuição expressiva na quantidade de metros de fios roubados desde o início de agosto, sendo a menor taxa registrada em 2023.

A froça-tarefa prendeu o receptador no norte da Ilha

O furto de fios vem causando sérios problemas na cidade, prejudicando principalmente os sistemas de iluminação e semaforos, e o combate a esse crime é uma prioridade da administração municipal.

A força-tarefa da Operação Fio Desencapado seguirá até esta sexta-feira (18) para terminar de fiscalizar os 61 pontos suspeitos de fazerem a receptação de fios mapeados pela Prefeitura de Florianópolis. Posteriormente, haverá fiscalização constante em todos os alvos para verificar se as irregularidades identificadas neste período foram regulamentadas.

Além da segurança, a Operação Fio Desencapado fiscaliza as questões relacionadas à saúde pública causadas pelo acúmulo de resíduos nesses locais, que propiciam a proliferação de doenças, como a dengue, e ainda os possíveis prejuízos à natureza e ao meio ambiente. Trata-se de uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade.

“O nosso objetivo com essa força-tarefa está sendo cumprido. Estamos satisfeitos com os números alcançados até aqui e muito conscientes de que temos que continuar fiscalizando para coibir o furto de fios, em Florianópolis”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.

Da redação com informações da PMF
Foto: Divulgação