Iniciou nesta segunda, dia primeiro de maio, a temporada de pesca da tainha para os pescadores artesanais. Desde as primeiras horas do dia, pescadores das praias onde acontece a pesca estavam a postos para jogar as redes na água e dar os primeiros lanços do cobiçado pescado. Vale lembrar que a temporada da tainha movimenta pescadores na maioria das praias de Florianópolis.
A pesca de arrasto de praia é feita com embarcações sem motor e envolve cerca de oito mil pescadores em todo o Litoral, segundo a Federação dos Pescadores. Para esta modalidade a captura é permitida de 1º de maio até 31 de julho. Hoje o Estado é destaque nacional quando se fala em pesca de tainha. O pescado abastece restaurantes e peixarias, além de servir como fonte de renda para milhares de famílias.
De acordo com o administrador dos Grupos de Whatshapp IDP Informações da Pesca e IDP Pesca Artesanal, Marcelo Alcioni da Silva, a temporada desse ano vai ser boa. “Ainda estamos no início e o mar está calmo e ainda faz calor. Para que o peixe encoste nas praias da região, é necessário que sopre um vento sul de boa intensidade com duração de no mínimo três dias”, explicou Marcelo.

Hoje pela manhã, segundo informações do Grupo Pesca Artesanal, as primeiras tainhas já deram o ar da graça na Praia do Santinho, no norte da Ilha, que tem na vigia dos cardumes o competente Adércio. No sul do Estado, as praias de Garopaba, Imbituba e Gaivotas já sentiram o gosto de colocar a rede na água em busca das cobiçadas tainhas.
Aos pescadores e apreciadores da pesca da tainha, só resta torcer para que as condições do tempo sejam propícias a chegada dos cardumes aqui no nosso Estado, afinal a temporada da tainha é uma atração para os turistas que visitam nossas praias na baixa temporada.
Da redação: Gilberto Gonçalves
Fotos: Banco de Dandos/FN
Leia mais
26ª Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 destaca turismo e experiências únicas pelo estado
Prefeitura inicia obras de revitalização e ampliação da Avenida Lions Internacional
Jurerê OPEN celebra Semana Farroupilha com muita música e dança