15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Piratuba ganha novo poço de águas termais

As perfurações do novo poço profundo das Termas Piratuba, entraram em uma nova fase de atividades. Após atingir a marca de 500 metros de profundidade, as equipes iniciaram o revestimento de parede, com o uso de um tubo em aço carbono, com 14 pol. de diâmetro.

Conforme explica a equipe técnica, os primeiros 200 metros perfurados, recebem o tratamento, que é completado com concreto pressurizado.  Nesta etapa da obra, o serviço que deve levar pelo menos três dias, antecede o início do segundo momento de perfurações, que é quando se reduz o diâmetro do poço, para se adentrara a formação de arenito do aquífero.

Empresa contratada já perfurou os primeiros 500 metros

Segundo o diretor-presidente das Termas Piratuba, Joelson Medeiros, a perfuratriz deve penetrar entre 200 a 300 metros na formação geológica, até que que se obtenha as condições de vazão necessárias para o fornecimento de água termal.

A perfuração da nova fonte, atende uma antiga demanda, que é a manutenção da temperatura da água na época de inverno, visto que, para que isso aconteça existe a necessidade de um grande volume de água termal, com contínua alimentação das piscinas, para manter a temperatura ideal.

De acordo com Medeiros, o novo poço terá aproximadamente 800 metros de profundidade e uma vazão de cerca de 100 metros cúbicos/hora de água, com revestimento nos primeiros 200 metros com tubulação específica e terá diâmetro variado ao longo da profundidade. A previsão é de que as obras com investimento de aproximadamente de R$ 3 milhões, iniciadas na segunda quinzena de outubro de 2022, estejam concluídas no início do mês de fevereiro.

Da redação