A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Secult), firmou um termo de colaboração com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau para promover ações e estratégias que coloquem Joinville no mapa do turismo de lazer no Brasil, consolidando a cidade como um destino turístico. O convênio passa a vigorar neste mês e terá 24 meses de execução. O investimento total é de R$ 2 milhões.
A entidade terá como missão a realização da promoção turística de Joinville no Brasil e no exterior, seguindo um plano de trabalho pré-determinado pela Secretaria de Cultura e Turismo com a entidade. Ele contempla a participação em feiras e eventos de turismo e a prospecção de eventos para divulgação de Joinville como destino turístico, além de apoio na prospecção e captação de novos eventos para Joinville.

O convênio também prevê a realização de famtours, publicação em plataformas digitais de viagens e desenvolvimento de ações que promovam Joinville em cidades de grande porte. O plano de trabalho inclui, ainda, a divulgação das atrações turísticas, de lazer e de cultura para os moradores de Joinville e região, como forma de inspirar a busca por opções de passeios dentro da cidade.
Este modelo de termo de colaboração é inédito em Joinville e, segundo o secretário de cultura e turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, será uma ferramenta importante para impulsionar a promoção turística, já que o Convention Bureau poderá atuar em pontos como o apoio à comercialização dos destinos e produtos da cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo trabalhará de forma conjunta com a entidade e fiscalizará a execução do plano de trabalho.
“Joinville é um destaque como destino de eventos, já que dispomos de uma ótima estrutura para o setor e temos uma rede hoteleira ampla e consolidada. A meta agora é que a cidade também seja reconhecida pelas belezas naturais, pelas opções de lazer e cultura e pela gama de experiências que pode oferecer ao viajante que quer fazer turismo”, afirma Gassenferth.
O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1997 com a missão de trabalhar para promover a cidade de Joinville e região como destino de turismo e de eventos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade.
“Entendemos que esta parceria potencializará e dinamizará as ações de promoção de nossa cidade, contribuindo para fomentar a atração de turistas, e impactar toda a rede de serviços local. Este fato é também uma demonstração de reconhecimento por parte do poder público a um setor estratégico para a economia de Joinville”, avaliou o presidente da entidade, Ozei Luiz da Silva.
Da redação: com informações da Secult de Joinville
Fotos: Gilberto Gonçalves/FN
Leia mais
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
BNT chega em sua 31ª edição com foco na promoção do turismo brasileiro
Governo de SC apresenta projeto de concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro a investidores