Em setembro, o projeto terá o ‘Dia de Baleiólogo’, com inscrições limitadas e gratuitas
Setembro é conhecido como o Mês da Baleia Franca, pois é o auge da temporada reprodutiva no litoral brasileiro, sendo o melhor período para observação da espécie. Nesse mês será possível ser um baleiólogo por um dia. Trata-se de um programa do ProFRANCA, em Imbituba (SC), onde durante quatro datas em finais de semana de setembro será possível vivenciar o dia a dia dos pesquisadores de baleias.
“No Dia de Baleiólogo, compartilhamos a nossa metodologia de monitoramento, utilizada em campo há mais de 20 anos. Uma oportunidade única de experimentar um dia de campo e a utilização de equipamentos como binóculos, bússola e anemômetro – este último utilizado para medição do vento”. explica Karina Groch, diretora do ProFRANCA, com sede em Imbituba (SC) e patrocínio da Petrobras.
Nos dias 07, 15, 21 e 28 os participantes terão a oportunidade de aprender como utilizar os equipamentos de campo e preencher fichas de monitoramento. Tudo após uma introdução teórica. A observação é feita no morro de Itapirubá Norte, que também é um dos pontos fixos utilizados pela equipe do ProFRANCA para monitorar as baleias em uma das ações de pesquisa do Projeto, o Programa de Monitoramento Terrestre.
Para chegar ao local, é preciso percorrer uma trilha, onde são exaltadas as principais características da paisagem local, como a restinga, dunas e belezas naturais. ”A atividade Dia de Baleiólogo é uma das mais interativas e atrativas que oferecemos ao longo do ano. Proporcionamos aos participantes uma vivência na rotina do nosso trabalho de monitoramento de ponto fixo, uma metodologia utilizada no mundo todo em pesquisas com cetáceos. É a oportunidade perfeita para conhecer os comportamentos da baleia-franca, sua área de uso e distribuição, além de da trilha do costão de Itapirubá.”, ressalta Jeronimo Schmidt Machado Sanches, coordenador do Centro de Visitantes do ProFRANCA.
Neste ano a atividade terá início às 09h, com previsão de encerramento às 11h30. São 30 vagas somente, destinadas a jovens e adultos. As inscrições são gratuitas, pelo site: baleiafranca.org.br/dia-de-baleiologo-2024. O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Da redação com informações de André Seben/PalavraCom
Fotos: Divulgação/Instituto Australis
Leia mais
Mudanças no setor turístico nacional já estão valendo
Com ações em todo estado catarinense começa nesta quarta dia 18 a Semana Nacional de Trânsito
Novo GTD é o Mustang de série mais rápido e potente da história da montadora