20/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Projeto Limpeza dos Mares recolhe 7,2 toneladas de resíduos na Baía dos Golfinhos

O “Lixo que Ninguém vê” apareceu mais uma vez e mais de 7,2 toneladas foram retiradas do mar na 10ª temporada do limpeza dos Mares, que teve sua segunda etapa realizada no último final de semana de maio, no município de Governador Celso Ramos, na Baía dos Golfinhos.

O sábado de sol contou voluntários de várias cidades do Estado, como Jaragua do Sul e Tijucas. Dessa vez, quem veio de Florianópolis teve a oportunidade de chegar pelo mar, navegando em uma escuna, que tem a Baía dos Golfinhos como trajeto para os passeios do grupo Escunas Pirata Floripa de Canasveiras. Os “voluntários golfinhos” (mergulhadores) vieram com a embarcação mãe do projeto – a Acquanauta Floripa, que sempre os embarca. Foram mais de 250 voluntários que formaram uma legião de adultos e crianças juntos na limpeza da praia, costões, restingas e fundo do mar.

Alunos das escolas do município de Governador Celso Ramos receberam o projeto Limpeza dos Mares em suas salas de aula durante a semana, para aprender mais sobre o lixo marinho e o propósito do projeto. Mais comprometidos na preservação da natureza, também participaram da ação, levando suas famílias para auxiliar na limpeza.

Projeto Limpeza dos Mares, da ACATMAR, está em sua 10ª temporada

“Há quem diga que a praia estava limpa, mas quando ajustamos a nossas lentes e permitimos nos conectar com a natureza digo que conseguimos ouvir o pedido de socorro do lixo e encontra-los onde quer que estejam e assim resgata-los para dar-lhes o destino de volta ao seu ciclo sustentável”, afirma Michele Castilho, coordenadora do projeto Limpeza dos Mares.

A maior quantidade de lixo encontrado estava junto às restingas e costões, onde se encontrou de tudo: muito canudinho plático, garrafas pets, restos de redes abandonadas, muito plástico variado de cabo de cotenete, embalagens, cabides, bitucas e embalagens de cigarro, isqueiros, pneus, garrafas de vidro, restos de construções, latas e equipamentos de pinturas descartados junto a margem do rio e até uma seringa com agulha e sangue.

“Impressiona o descaso das pessoas que ainda continuam jogando tudo quanto é tipo de lixo como se o mar fosse o lixeiro de suas casas, o bom de tudo isso é que ao ir nas escolas temos a certeza que lá sim conseguimos sensibilizar as crianças sobre a importancia do descarte correto e ensinam os próprios pais e suas familias como fazer o certo e descartar corretamente do lixo”, afirma Mané Ferrari, presidente da ACATMAR (Associação Náutica Brasileira).

A Segunda etapa da 10ª temporada do projeto Limpeza dos Mares abriu oficialmente as atividades da semana do meio ambiente comemorado no próximo dia 5, e continuará com palestras nas escolas. O Limpeza dos Mares é realizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do FORT Atacadista.

A Etapa praia Baía dos Golfinhos contou com apoio institucional da Prefeitura de Governador Celso Ramos através da Secretária da Educação, Escola do Meio Ambiente e Fundação do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiro Militar de SC, Programa Bandeira Azul, Iate Clube Veleiros da Ilha e conta com apoio oficial das empresas BOATLUX, Marina Atlântida, Netuno Geradores e VERTEX Oil Spill Supply.

Da redação: André Seben/PalavraCom
Fotos: Divulgação