15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Serra gaúcha realiza Segunda edição do Aparados Off-Road

Entre os dias 12 a 15 de outubro, entra em ação o 2º Aparados Off-Road – evento 4×4 organizado pela Associação Gaúcha de Pilotos e Navegadores Trancos e Barrancos, em parceria com a empresa Trecho 1. Serão aproximadamente 600 quilômetros pelo interior do Rio Grande do Sul, com largada de Vacaria e chegada em São Francisco de Paula. As demais cidades anfitriãs são Bom Jesus e Cambará do Sul.

Formado pelas categorias Rally de Regularidade, Trilha 4×4, Passeio e Passeio Radical, um dos pilares deste encontro é promover o turismo do estado, com destaque para a região do Parque Nacional Aparados da Serra que, inclusive, inspirou o nome do evento.

De acordo com o diretor geral do Aparados Off-Road, Alexandre Rech, a expectativa para 2022 é reunir um grid de mais de 70 veículos. “Essa é a segunda edição do evento e, mesmo diante de um ano com a economia instável, conseguimos manter uma linha tênue de crescimento de inscritos, o que mostra que estamos no caminho certo”, avalia Rech. “Além de oferecer provas de rally de regularidade de alto nível técnico, e passeios com trilhas desafiadoras, nossa missão também é potencializar os tesouros gaúchos para todo o Brasil”, completou.

Ao longo do roteiro, os participantes passarão pelo Despraiado, localizado no Rio das Antas (entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul). Trata-se de uma travessia de rio, em um enorme lajeado, seguido de uma bela cachoeira.

“Todos os dias, em todas as categorias, teremos algo de especial para mostrar, a exemplo também do Parque do Itaimbezinho, uma das áreas de visitação do Parque Aparados da Serra, considerado um dos cânions mais bonitos do complexo”, adianta Rech. Outros destaques são Passo da Ilha e Rio Tainhas.

A secretária de turismo, cultura e desporto de São Francisco de Paula, Vanessa Spindler afirma que receber o Aparados Off-Road também gera benefícios para a cidade como um todo, envolvendo os setores de gastronomia, hospedagem, automotivos, entre outros. “O município tem atraído eventos esportivos de várias esferas, e o off-road veio em um bom momento. Até então, tínhamos apenas bike e corrida”, explicou.

A chegada do 2º Aparados Off-Road será no Lago São Bernardo – cartão postal de São Francisco de Paula. A premiação e o jantar serão no Mátria Parque das Flores. As inscrições para o 2º Rally Aparados Off-Road seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.aparadosoffroad.com.br.

Da redação: Com informações Liberdade de ideias
Fotos: Divulgação