20/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Draga russa termina obras de dragagem da Praia dos Ingleses

A Prefeitura de Florianópolis entra na reta final do alargamento da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, que será entregue oficialmente neste mês. No último dia 25, encerrou-se a fase de dragagem de areia com a realização de um procedimento simbólico chamado “Rainbow” em que a draga esguichou água pela proa em forma de agradecimento e comemoração pela conclusão de mais uma obra, seguida da partida da embarcação russa Optimus.

Nos próximos dias, vai acontecer apenas o espalhamento da areia no último trecho beneficiado com as obras e melhorias nas valas de drenagem que será realizadospela Secretaria de Transportes e Obras.

A expectativa é que a faixa de areia depois de acomodada chegue a 35 metros

A dragagem foi concluída em menos de dois meses do início dos trabalhos, no dia 29 de janeiro. Ou seja, as obras ocorreram em plena alta temporada num dos balneários da cidade mais frequentados nessa época sem transtornos ao público. Os trabalhos começaram pelo Canto Sul, onde já não havia mais faixa de areia, e logo banhistas moradores e turistas puderam colocar suas toalhas, cadeiras e guarda-sóis num espaço natural novíssimo à beira-mar. Mas mesmo no restante da praia contemplado pelas obras, que tinha cerca de 20 metros, e por isso era a área mais movimentada, o aumento da largura da praia também foi muito bem-vindo.

O engordamento que corresponde a um investimento da ordem de R$ 18,84 milhões contempla os 2,87 km das dunas do Canto Sul até 500 metros antes da foz do Rio Capivari. Ao todo, foi dragado um volume de cerca de 500 mil metros cúbicos de areia retirada de jazida submarina localizada um quilômetro águas adentro para que a faixa chegue aos 45 metros de largura uniforme projetados. Com o tempo, a expectativa é a de que a conformação pela maré reduza essa faixa para 35 metros.

Da redação com informações da PMF
Fotos: Divulgação