Começa nessa quinta o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

Mais de trinta embarcações de todo país já estão confirmadas no evento que ocorre de 6 a 9 de fevereiro, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina

Considerada uma das três principais competições de vela do Brasil, o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nessa quinta-feira (6), em Jurerê. Mais de trinta embarcações de todo país estão confirmadas no evento, que ocorre na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha até o próximo domingo, com disputas nas classes ORC, IRC, C30, BRA-RGS, HPE-25, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos. 

O evento em Jurerê conta com grandes disputas todos os anos e para 2020 a expectativa é ainda maior com a confirmação dos principais velejadores do Brasil. “O Circuito Oceânico é um evento tradicional e importante para o Veleiros da Ilha, pois é a competição que abre nosso calendário de vela. Estamos com a expectativa elevada e prevendo ótimas disputas na raia de Jurerê. Temos a confirmação de equipe de todo país com alguns dos melhores velejadores do Brasil confirmados na disputa”, explica Rodrigo Ruhland, vice-comodoro de eventos do Iate Clube de Santa Catarina. 

Destaque também para o alto nível competitivo em Jurerê. Presidente da Comissão de Regatas, Ricardo Navarro acredita em uma edição extremamente técnica. “Esse ano teremos uma participação expressiva em termos de números, um dos maiores dos últimos 10 anos, quanto de nível. Todas as classes contam com barcos de nível técnico alto, vindo de todos os centros náuticos importantes, como RS, SP, RJ e SC”, explica Navarro. “Outro destaque é o crescimento também do circuito para as classes de lazer, como Cruzeiro e Bico de Proa, uma proposta criada no início desta Comodoria com regatas voltadas ao lazer e bem próximas à praia, que neste ano esta tendo participação acima da expectativa”, encerra.

A programação do 31º Circuito Oceânico inicia nessa terça-feira (4), com a confirmação de inscrição e pesagens das 9h às 18h. Na quarta-feira, 5 de fevereiro, as confirmações e pesagens ocorrem das 9h às 20h e a partir de quinta-feira começam as regatas.

Estão previstas seis regatas para as classes ORC, IRC, C30, HPE-25 e BRA-RGS, sendo uma longa e cinco barla-sota. Caso seja realizada uma regata média a mesma será no lugar de uma das regatas barla-sota. Já as classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos têm quatro regatas previstas no programa, sendo uma longa e três médias. 

A confirmação de que regatas serão realizadas em cada dia será feita por aviso colocado no quadro oficial até as 09h30. Serão realizadas no máximo duas regatas para cada classe por dia, exceto RGS Cruzeiro, B. de Proa e Multicasco nas quais serão disputadas apenas uma. O horário programado para o sinal de atenção é 12h, exceto na regata de percurso longo, que será às 11h. Não serão dadas largadas após as 16h do dia 9 de fevereiro.

Da redação: Danilo Caboclo – SixComm Comunicação
Foto: Green Multimídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.