19/06/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Fiscalização da Casan remove resíduos e lacra imóveis nos Ingleses

Em mais uma ação de fiscalização do Trato pela Costa Norte, uma equipe da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), fez uma operação nesta segunda-feira, 10, na Rua Ruth Pereira, no Bairro Ingleses, em Florianópolis. Um caminhão hidro vácuo foi usado para a remoção de resíduos acumulados em uma rede coletora de esgoto atualmente inativa.

Além disso, foram feitos lacres em quatro imóveis que estavam conectados indevidamente a essa rede inoperante. Os moradores receberam o Termo de Ocorrência de irregularidade (TOI), passível de multa. Isso significa que, caso o imóvel seja conectado novamente à rede sem a devida permissão, poderá ser multado pela Companhia.

Casan fiscaliza imóveis conectados a rede coletora de esgoto sem autorização

A supervisão das atividades foi conduzida por fiscais da Casan, junto ao Programa Ambiental Trato pela Costa Norte. Lançado em março, o Trato promove vistorias nas redes de esgoto para garantir o seu funcionamento adequado e prevenir problemas ambientais na região Norte da Ilha.

Ligações só com autorização

A Casan reitera a orientação para que a população aguarde a autorização na fatura, antes de conectar seus imóveis à rede coletora de esgoto. Conexões feitas sem a devida autorização podem resultar no lançamento de esgoto em redes sem ligação ao sistema de tratamento, gerando sérios problemas sanitários, ambientais e de saúde pública.

Da redação com informações da Casan

Fotos: Divulgação/Casan