15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Limpeza dos Mares retira 2.7 toneladas de lixo da Beira-mar de São José

Último município que faltava na Grande Florianópolis, São José recebeu uma ação inédita do projeto idealizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR). Pela primeira vez o Limpeza dos Mares ocorreu às margens de uma avenida à Beira-mar. Foram momentos juntos a uma grande quantidade de pessoas caminhando, contemplando e fazendo esportes na Beira-mar de São José. E a realidade do local não foi diferente das demais onde a ação já percorreu -o destaque comum é a falta de conscientização, devido à quantidade de resíduos encontrada.

Próximo aos locais dos chamados mirantes, de frente para o mar, acabou-se encontrando uma quantidade enorme de bitucas de cigarro, garrafas de vidro e uma diversidade impressionante de micro plásticos. São resíduos de todos os tipos: hastes de cotonetes e pirulitos, copos plásticos, tampas e garrafas, sacolas e sacos, roupas íntimas, bombonas de óleo, canudos, sapatos, restos de pipa em um numero impressionante, quadros, vários tipos de embalagens de isopor, peças de motor, papelão, e vidros , entre outros.

Cerca de 2,7 toneladas de lixo foi recolhido na avenida Beira-mar de São José

A ação aconteceu também no mangue situado do outro lado da avenida e lá não foi diferente. No mar, embarcações com mergulhadores tentaram retirar o lixo do fundo das águas, mas com o vento, zero visibilidade e água imprópri , foi difícil, mas ainda assim foram resgatados alguns resíduos, como boias abandonadas, tecidos e outros.

Ao final foram mais 2,7 toneladas retiradas e com devido correto. O projeto chegou a sua penúltima etapa deste ano, em sua décima temporada, contabilizando 162,6 toneladas de lixo retirados. “Foi mais um desafio, por ser um espaço à beira-mar com grande parte de areia de praia, mas que não se usufrui por ser imprópria para banho. As pessoas acabam usando suas margens para contemplar a natureza mas a falta de conscientização leva ao descarte indevido”, disse Michele Castilho, coordenadora do Projeto Limpeza dos Mares. Ela reforça que “a ação não acaba por ai e o projeto continua nas escolas, com palestras sobre a conscientização e o descarte incorreto do lixo”.

O Limpeza dos Mares em São José foi uma realização da ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa. Conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e o apoio da Prefeitura Municipal de São José. O apoio institucional é da Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Programa Bandeira Azul, Soamar Florianópolis e Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, além dos oficiais das empresas Boatlux, Marina Atlântida, Netuno Geradores, Cantina Zabot e Água Rara. Mais informações no site www.limpezadosmares.com

Da redação Com informações de André Sebem/PalavraComm
Fotos: Divulgação