15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Minas Gerais sedia 38° Congresso Nacional da Abrajet

Minas Gerais foi o estado escolhido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), para a realização do 38º Congresso Nacional da entidade. Jornalistas especializados em turismo, discutiram durante cinco dias, assuntos ligados ao turismo e a associação.

Com o tema “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação do setor Turístico Nacional e Minas Gerais, seus destinos culturais e históricos”, a seccional mineira da entidade, realizou uma programação para mostrar aos jornalistas, especializados, acompanhantes e convidados, seus principais atrativos. Com destaques para o complexo da Pampulha, Mercado Central, Instituto Inhotim, e um pouco da tentadora gastronomia mineira, que é um desafio ao paladar de quem visita o Estado mineiro.

Solenidade de abertura foi realizada no icônico Palácio da Liberdade

Organizado pela Abrajet Mineira, desde o início do ano e, como bons anfitriões que os mineiros são, os jornalistas especializados puderam participar de uma programação superespecial, que irá ficar na história da associação. “Organizamos uma programação intensa para os jornalistas convidados de todo o Brasil, discorrendo o valor e a importância da nossa entidade para a divulgação do setor turístico nacional, além de promover uma imersão em nossas Minas Gerais”, explicou a presidente da comissão organizadora, Sandra Coelho.

Já o presidente da Abrajet Mineira, José Aparecido Ribeiro, destacou a importância da presença de Jornalistas de 17 estados brasileiros em Belo Horizonte. “A vinda desses colegas, nos deu a oportunidade de fomentar a divulgação do Destino Minas Gerais, além de poder mostrar aos congressistas nossa diversidade cultural, experiências gastronômicas, pontos turíscos da Capital e municípios vizinhos”, completou Aparecido.

Conselho Nacional

No dia 23, segundo dia do congresso, os trabalhos iniciaram cedo para os congressistas. Como já é tradição, integrantes do Conselho Nacional da associação se reuniram para analisar e aprovar a prestação de contas da diretoria executiva e deliberar sobre assuntos internos. É na reunião do Conselho, que os representantes dos Estados participantes se inscrevem para realizar o congresso do próximo ano, a ser apresentado na Assembleia Geral Ordinária com todos os associados presentes.  Já os acompanhantes ficam liberados para conhecer pontos turístico da cidade anfitriã.

O período da tarde foi reservado para a realização da Assembleia Geral Ordinária, quando foi apresentado aos associados presentes o novo estatuto da entidade pelo conselheiro Ricardo Guerra, de Pernambuco. A assembleia teve continuidade no dia seguinte, com a apresentação dos estados interessados na realização do próximo congresso. Com a desistência da seccional do Pará, Rio Grande do Sul e Tocantins disputaram voto a voto a realização do Congresso tanto, que a votação terminou empatada.

Machadinho será a cidade anfitriã do próximo congresso (Foto: Gilberto Gonçalves)

Após uma breve reunião ficou decido pelo critério de antiguidade vencido pela seccional do Rio Grande do Sul, que irá realizar o XXXIX Congresso Nacional da Abrajet, no Machadinho Thermas Resort, cidade de Machadinho, no nordeste do estado gaúcho tendo como anfitrião o presidente da seccional e CEO do resort Juarez Tavares.

Os Abrajeteanos e acompanhantes puderam conhecer ainda, Inhotim o maior museu a céu aberto da América Latina, suas galerias, a esplendorosa beleza natural do local, que torna Inhotim como um dos destinos mais procurados de Minas Gerais.

 Os jornalistas participaram da solenidade de comemoração dos 40 anos da seccional mineira e 65 da Abrajet Nacional, em sessão solene no plenário da Assembleia legislativa de Minas Gerais que homenageou com uma placa o presidente José Aparecido, conheceram restaurantes tradicionais, e visitaram o Mercado Central considerado o terceiro maior do mundo.

Da redação: Com informações de Tiago Romano
Fotos: Divulgação