20/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Marta Rossi é a primeira mulher a receber Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Por indicação da diretoria e aprovação unânime da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, a empresária Marta Rossi é a primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Acadêmico na história da instituição. A entidade tem como um dos principais compromissos conceder Diplomas, Medalhas de Honra ao Mérito e outras honrarias, para homenagear indivíduos e entidades que contribuíram ou contribuem, de forma considerável, para o progresso e aprimoramento dos setores. 

Até o presente momento a Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).

Este ano, Marta fez história na Academia sendo a primeira mulher a receber a medalha. “Me sinto muito honrada em receber essa deferência, pois acredito que a inclusão da figura feminina no meio turístico é mais que fundamental para o progresso do trade. Confesso que muita emoção bateu no peito, além de muito orgulho, porque serei a primeira mulher, entre os já homenageados, a receber este título”, declara a empresária.

Sobre Marta Rossi

Marta Rossi CEO Festuris

Há anos, o nome Marta Rossi se tornou sinônimo de turismo em meio ao trade. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta atuou na Prefeitura de Gramado desenvolvendo projetos educacionais com apenas 17 anos. Entretanto, foi em 1980 que a gramadense ingressou no segmento do Turismo, trabalhando nos principais hotéis da cidade. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, iniciou uma transformação para o mercado turístico regional e estadual. As profissionais criaram a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feira e Eventos. Visionárias, cientes da grande demanda de turismo de negócios presente no Brasil, as sócias criaram o Festival Internacional de Turismo de Gramado, que desde 2015 leva o nome de Festuris. O evento ficou consagrado e, em 2023, terá a realização de sua 35ª edição de forma ininterrupta. Em 2022, o Festuris reuniu 12,5 mil participantes, 2,7 marcas em exposição e 40 destinos internacionais.

História

A Academia foi fundada sem fins lucrativos em 17 de fevereiro de 2006 e possui um colegiado formado por 40 membros nacionais e 20 internacionais, sendo mulheres e homens referências nos segmentos de eventos e turismo. Há cerca de cinco anos, diversos profissionais do setor, despertaram para uma discussão plena sobre a importância atual e expressiva dos eventos, não só no contexto do turismo, como da hospitalidade e da sociedade como um todo.

Da redação: Laura Gallas/Imprensa Festuris
Foto: Divulgação