15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Abrajet Nacional realiza reunião do Conselho no Machadinho Thermas Resort em Machadinho

Jornalistas de turismo de sete estados do Brasil foram recepcionados no Machadinho Thermas Resort SPA, na cidade de Machadinho, no Rio /grande do Sul para a primeira reunião de 2023 do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Abrajet, no último dia 7 deste mês.

Além da tradicional reunião do Conselho da Abrajet, os jornalistas de turismo participaram de algumas atividades no município, entre elas, o lançamento do livro “A Fronteira – Os ervais dos povos indígenas – História da erva-mate e do chimarrão”, de Tau Golin. A publicação é o 4º volume de um total de seis exemplares a serem publicados, segundo o escritor e historiador.

Outro destaque da programação da Semana da Erva-Mate foram os produtos e a feira que integrou o Seminário Internacional, apresentando uma completa linha de produtos feitos à base de erva-mate. Ações como oficina do chimarrão também ensinou jornalistas a arte de montar um mate de forma simples e também elaborada.

Um dos assuntos da reunião foi a indicação de Minas Gerais para sede do próximo Congresso

No segundo dia, a programação envolveu atividades focadas na pauta da tradicional reunião de conselho da entidade que é realizada duas vezes ao ano. A reunião ocupou as dependências do auditório do Machadinho Thermas Resort e Spa. Evandro Novak, presidente da Abrajet abriu a reunião, agradecendo a receptividade do presidente da Abrajet-RS, Juarez Tavares, do prefeito Municipal, Alcir Grison, saudou associados e convidados, reforçando a importância do momento. “Estamos reunidos para tratar assuntos de grande importância da Abrajet, mas também para conhecer e divulgar os atrativos deste destino encantador”.

A abertura foi prestigiada pelo prefeito municipal de Machadinho, Alcir Grison, que falou um pouco sobre a importância do turismo no desenvolvimento municipal. “É uma honra muito grande receber a reunião da Abrajet em nosso município. Iniciamos o turismo a pouco mais de 20 anos e, mesmo sendo um bebê neste setor, estamos caminhando a passos largos. Juarez é um homem visionário. Que tem ajudado muito na geração de emprego e renda, e colocado o nome de Machadinho em destaque como um destino turístico”, concluiu Grison.

Juarez Tavares recebe o troféu Amigo da Abrajet durante a solenidade de abertura

Já o CEO do Thermas Machadinho Resort e Spa, Juarez Tavares, que também é presidente da Seccional da Abrajet-RS, também enfatizou a importância do momento. “Nossa região tem um potencial de belezas extraordinário, mas sem o marketing, sem matérias, sem divulgação, não teríamos turismo. Machadinho vai para o mundo nesses dias através dos olhos de todos os jornalistas que aqui estão para esta reunião”.

Tavares destacou ainda, que em outubro o empreendimento completa 10 anos, mas o trabalho e a parceria com o poder público têm gerado bons frutos como explicou Juarez. “São mais de 150 mil pessoas que visitam o município anualmente e, com toda construção que estamos realizando, vamos ampliar ainda mais estes números, colocando Machadinho na rota do turismo de pesca. A semana da erva-mate é outro eixo que estamos desenvolvendo para poder atrair ainda mais pessoas para apreciar os produto e benefícios da erva-mate”.

Juarez reafirmou que no XXXVIII Congresso Nacional da Abrajet que acontecerá em novembro no Estado de Minas Gerais, irá levar Machadinho como candidato a sediar o Congresso de 2024.

A homenagem “Amigo da Abrajet” foi entregue à Juarez Tavares pelo apoio e a receptividade no Machadinho Thermas Resort Spa. Essa é uma honraria concedida a pessoas e entidades tenham importante atuação na divulgação do turismo.

Ainda no momento dos discursos, o prefeito municipal voltou a assumir o microfone para publicamente convidar todos para retornar à Machadinho, dessa vez, para realizar o Congresso Nacional. “Contem com o apoio da prefeitura para que possam realizar em nosso município o próximo Congresso Nacional. Trazendo ainda mais jornalistas para conhecer o potencial e as belezas de Machadinho”.

A cerimônia de abertura com a presença dos jornalistas, familiares, autoridades locais e convidados foi marcada por sorteios e, encerrou com um vídeo do Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, garantindo o apoio incondicional do governo do estado na realização do 38º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, que acontece de 22 a 26 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o tema “O valor e a importância da ABRAJET para a divulgação turística nacional. Minas Gerais seus destinos culturais e históricos”

Entre os destaques da ampla programação do XVIII Congresso Nacional da Abrajet, a palestra Aprimoramento dos jornalistas da Abrajet para divulgação do turismo nas mídias sociais, que será realizado pelo presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, Hélio Doyle.Na parte da tarde os trabalhos continuaram com a prestação de contas das entidades, leitura e apreciação das alterações do estatuto e discussão de itens gerais.

Convites e encontros da Abrajet

Em parceria com empresas, destinos turísticos, organizações governamentais e entidades, a Abrajet desempenha um papel crucial na promoção dos destinos brasileiros, ampliando o alcance e o impacto das iniciativas turísticas, eventos, produtos e serviços. E este foi outro destaque do evento. Criciúma, Treze Tílias e o Encatho & Exprotel, reforçaram o convite e seu incondicional apoio para que todos possam viver uma grande experiência em cada um dos destinos.

“Nossos membros são jornalistas especializados em turismo, comprometidos com a excelência, a imparcialidade e a ética profissional. Garantimos que as informações fornecidas sejam confiáveis, relevantes e envolventes para que nossos parceiros e o público em geral possam desfrutar de experiências turísticas verdadeiramente excepcionais, que foram vivenciadas e compartilhadas”, reforçou Evandro Novak.

O próximo destino de muitos dos jornalistas presentes é o Encatho & Exprotel, que acontece de 08 a 10 de agosto, em Florianópolis. O maior encontro de hoteleiros do Sul do país, será também o local de encontro das Abrajet’s do Sul (RS, SC, PR), reforçando a parceria da Abrajet com entidades do trade turístico.

Atrativos do Planeta Machadinho

Para uma experiência completa, um dia inteiro dedicado a curtir as inúmeras atrações do empreendimento que hospedou os jornalistas, o Machadinho Thermas Resort e Spa. Os jornalistas puderam desfrutar das inúmeras piscinas de águas termais, além dos serviços do SPA, com massagem esfoliante e banho de erva-mate. Para que os cuidados possam continuar em casa, um mimo com inúmeros produtos à base de erva-mate foi entregue a cada um dos participantes.

Jornalistas de todo o Brasil puderam se deliciar com as atrações do Resort

A rica gastronomia local foi amplamente valorizada. Almoço com Ovelha Fogo de Chão, Costelão Fogo de Chão, acompanhado de uma excelente música gaúcha com a Família Mendes, além da noite do founde, foram alguns dos momentos que marcaram a programação. O chopp, a cerveja artesanal, o suco de erva-mate, além do bom chimarrão eram bebidas sempre presente nas refeições. Já no café, bolo, biscoito, queijo, mousse, e tantas outras delícias feitas com erva-mate, tornaram a experiência ainda mais encantadora e única. Para quem busca realmente viver uma experiência diferenciada, o turismo de Machadinho oferece uma verdadeira imersão no mundo da erva-mate.

A importância da Abrajet na divulgação do turismo

Em seus 66 anos de atividades, a entidade sempre contribuiu ativamente para impulsionar o turismo brasileiro. Com mais de 200 associados no Brasil, atuando em diferentes canais de comunicação, jornal impresso, jornal digital, blogs, programa em canal de TV por assinatura, canal no YouTube, rádio e revista, estes profissionais trabalham incansavelmente para promover o setor, destacar a importância do turismo como gerador de empregos e desenvolvimento socioeconômico, mas acima de tudo, para promover destinos atraindo mais visitantes e mostrando todas as experiências vividas.

Confira tudo que aconteceu, conheça mais sobre o destino Machadinho, no Rio Grande do Sul e todas as atrações vivenciadas no Thermas Machadinho Resort e Spa no site www.abrajetnacional.com.br e pelo Instagram @abrajet_nacional

Da redação: Vânia Monteiro/EspecialFN
Fotos: Carlos Alves/Divulgação