17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Portos de SC registram aumento de cargas no primeiro quadrimestre

Os portos de Santa Catarina registraram crescimento na movimentação de cargas no primeiro quadrimestre de 2023. O aumento foi de 6,35% em relação ao mesmo período de 2022. O desempenho foi superior ao índice nacional, que foi de 1,47%, e o melhor entre os estados de SP, PR e RS. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Com relação a quantidade de cargas movimentadas, passaram pelos portos catarinenses nos primeiros quatro meses de 2023 19.323.837 de toneladas. Em 2022 foram 18.170.450. O volume corresponde a 5,11% de todas as cargas movimentadas nos portos brasileiros no período.

“Estamos investindo na nossa infraestrutura portuária para que os números avancem ainda mais. Criei a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias que tem feito todo o levantamento das demandas necessárias. Vamos dar ao setor o destaque que ele merece”, destacou o governador Jorginho Mello.

“Esse desempenho só reforça a vocação logística e a pujança de Santa Catarina neste setor”, comemora o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins.

Com relação a movimentação de contêineres (TEUs) o crescimento foi menor, mas também superior ao desempenho nacional que foi negativo. Os portos catarinenses cresceram 0,20% no primeiro quadrimestre, em relação a 2022, enquanto o Brasil teve queda de 4,99%.

Da redação com informações de Rafael Matos/SPAF
Foto: Eduardo Valente/Secom