Os portos de Santa Catarina registraram crescimento na movimentação de cargas no primeiro quadrimestre de 2023. O aumento foi de 6,35% em relação ao mesmo período de 2022. O desempenho foi superior ao índice nacional, que foi de 1,47%, e o melhor entre os estados de SP, PR e RS. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Com relação a quantidade de cargas movimentadas, passaram pelos portos catarinenses nos primeiros quatro meses de 2023 19.323.837 de toneladas. Em 2022 foram 18.170.450. O volume corresponde a 5,11% de todas as cargas movimentadas nos portos brasileiros no período.
“Estamos investindo na nossa infraestrutura portuária para que os números avancem ainda mais. Criei a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias que tem feito todo o levantamento das demandas necessárias. Vamos dar ao setor o destaque que ele merece”, destacou o governador Jorginho Mello.
“Esse desempenho só reforça a vocação logística e a pujança de Santa Catarina neste setor”, comemora o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins.
Com relação a movimentação de contêineres (TEUs) o crescimento foi menor, mas também superior ao desempenho nacional que foi negativo. Os portos catarinenses cresceram 0,20% no primeiro quadrimestre, em relação a 2022, enquanto o Brasil teve queda de 4,99%.
Da redação com informações de Rafael Matos/SPAF
Foto: Eduardo Valente/Secom
Leia mais
Produção industrial de Santa Catarina avança e acumula alta de 6,8% em 2024
Aeroporto Internacional de Florianópolis Ganha Prêmio Líderes Regionais SC 2024
Governo do Estado avança com medidas de simplificação para abertura de empresas