17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Praia Mole recebe competição Layback Pro e festival de filmes pioneiro em SC

O leste da ilha de Florianópolis recebe nesta semana o Layback PRO, competição final da etapa sul-americana do World Surf League (WSL). O evento acontece entre 6 e 10 de março e terá uma grande novidade: um festival gratuito de filmes de surfe, o Floripa Film Fest. A última etapa regional de 2023/2024 da WSL South América tem status QS 3000 e  define os classificados para o Challenger Series, o circuito de acesso para a elite mundial do Championship Tour (CT).

Nesta temporada, a catarinense Tainá Hinckel e o pernambucano Ian Gouveia chegam no Layback Pro liderando os rankings da WSL South América. Eles ainda não possuem o título sul-americano no currículo e são ameaçados principalmente pelo manezinho Mateus Herdy e pela paulista Sophia Medina, que estão em segundo lugar nos rankings. Também na Praia Mole, serão decididos os 7 homens e as 3 mulheres que se classificarão para o Challenger Series 2024.

O evento será realizado na Praia Mole no Leste da Ilha de Santa Catarina

Floripa Film Fest

O Floripa Film Fest é um Festival Internacional de Filmes de Surfe, que vai estrear nos dias 7, 8 e 9 de março no Hotel Selina, na Praia Mole. Os curadores do Festival são Bruno Zanin e Eduardo Linhares, realizam um “sonho antigo”. Os amigos e sócios no projeto, se conheceram em um festival de filmes de surfe já extinto, e decidiram recriar a atmosfera, como uma plataforma artística de encontros e trocas, para que a cultura surfe tenha cada vez mais criativos engajados na causa.

Ao todo, serão mais de 30 produções exibidas em um telão de mais de 6 metros. A entrada neste cinema ao ar livre é gratuita, sendo só necessário cadastrar o nome e e-mail em uma lista do evento, disponível em . São quase 20 horas de uma apresentação audiovisual sem precedentes na Ilha da Magia. Durante os três dias do Floripa Film Fest, acontecerão exposições fotográficas, feira de marcas locais, mostra artística e muita festa com shows da Banda Smoking Beatz.

“Nossa cidade se torna cada vez mais um centro de eventos esportivos”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto. “Tivemos o STU no skate, temos diversas competições de atletismo e o surfe que também é um forte na ilha. Receber o Layback Pro é um orgulho para nossa cidade e, neste ano, ainda temos uma novidade para valorizar ainda mais a cultura da modalidade”.

Com informações de Matheus Vargas/PMF
Fotos: Allan Carvalho/PMF