O projeto foi apresentado nesta terça, 18, na sede da Fiesc para prefeitos, governo e empresários
O Governo do Estado oficializou nesta terça-feira, 18, o início de um projeto para posicionar o Estado como um polo inovador em transporte costeiro avançado e no desenvolvimento de um novo modal: o planador elétrico. A Iniciativa Seaglider Brasil foi firmada em dezembro de 2024, em um Memorando de Entendimento entre o estado, a empresa líder em tecnologia seaglider Regent Craft, dos Estados Unidos, e a INNX, consultoria representante da empresa no Brasil. O evento foi realizado na FIESC e reuniu lideranças de governo, prefeituras, Marinha e empresas do setor privado, com interesses em mobilidade costeira e aérea.
O acordo foi firmado pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), prevê estabelecer uma estrutura para desenvolvimento, implementação e operação de planadores marítimos nas regiões costeiras de Santa Catarina, como um modo de transporte sustentável e eficiente para melhorar a conectividade entre cidades e promover crescimento econômico. O secretário adjunto da SAI, Emerson Pereira, pontuou alguns fatores para a parceria com a Regent.
“Esta iniciativa reflete a visão do governador Jorginho Mello de olhar para a inovação no mundo, identificar as oportunidades globais e manter nosso estado na vanguarda. Nos orgulhamos do nosso legado em portos e aeroportos para a integração global, vamos chegar aos 10 milhões de habitantes até 2067, superando os outros estados do Brasil em crescimento populacional. Não vamos superar os nossos desafios apenas com soluções tradicionais. É o que a vocação inovadora vem nos ensinando até aqui”, explicou.

Novos modais
O secretário adjunto de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ressaltou a atenção do governador Jorginho Mello ao tema dos modais de transporte e indicou que a Regent escolheu o estado certo para desenvolver a Iniciativa Seaglider no Brasil. “Hoje temos uma secretaria dedicada aos modais aeroportuários e portuários, para dar atenção aos investimentos na área. Queremos contar com uma realidade de aviação regional, alcançar o interior do estado. E, tratando-se da aviação costeira, o seaglider irá somar e não competir. O estudo de viabilidade econômica irá revelar os meios de integração. É uma nova tecnologia que estamos discutindo porque precisamos pensar o futuro agora”, destacou.
O que são os seagliders?
Os seagliders são veículos marítimos híbridos que combinam as vantagens de embarcações tradicionais com a tecnologia da aviação para oferecer um transporte altamente eficiente e sustentável. Desenvolvidos pela empresa Regent, esses veículos utilizam a tecnologia de efeito solo (wing-in-ground effect), que lhes permite deslizar sobre a superfície da água em alta velocidade, reduzindo o consumo de energia e aumentando a estabilidade da viagem. Estes veículos são uma alternativa ágil e ambientalmente responsável para o deslocamento de passageiros e cargas.
Atualmente, os seagliders estão em fase de desenvolvimento e testes, com previsão de entrada em operação comercial até 2028. Os modelos projetados pela Regent podem atingir velocidades de até 290 km/h e operar com alcance de até 290 km com uma única carga de bateria elétrica. Além disso, são totalmente elétricos, garantindo emissões zero e um impacto ambiental reduzido. A tecnologia promete revolucionar o transporte de curta e média distância, conectando cidades costeiras e ilhas com rapidez e eficiência do barco de 55 pés da Regent, que voa 10 metros acima da linha d’água.”.
Joe Lago, CEO da INNX, pontuou que os próximos passos da iniciativa em Santa Catarina são engajar e interagir com as partes interessadas, para atender suas necessidades e expectativas e “homogeneizar o entendimento regulatório e o controle de riscos, atraindo operadores e investimentos para o projeto de uma rede de planadores marítimos”, concluiu.
Da redação com informações da Secom
Fotos: Leo Munhoz/Secom
Leia mais
Revezamento Volta à Ilha 2025 terá atletas de todas as regiões brasileiras em Florianópolis
Dupla do Veleiros da Ilha é campeã sul-americana da classe 29er em Punta del Este
Oficina de pintura de ovos resgata tradição da Páscoa no Jurerê OPEN