20/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Vindima: um roteiro de sabores no Meio Oeste Catarinense

A vindima acontece neste mês de janeiro até início do mês de março nos municípios de Arroio Trinta, Videira, Pinheiro Preto e Tangará, localizados no meio oeste catarinense. A Vindima consiste na colheita da uva. O evento atrai turistas fomentando a economia dos municípios. A Vindima é a festa da colheita da uva que acontece durante o período de safra.

A iniciativa resgata uma antiga tradição, quando as famílias italianas se reuniam para colher, fazer a pisa da uva, comer e beber. Segundo a consultora do Sebrae Neusa Oliveira, a colheita da uva é praticada na região da Rota da Amizade há muitos anos. A pisa da uva é um resgate de como se colhia a uva nas propriedades em épocas passadas, assim se pretende transformar o evento da colheita em mais um atrativo na região, já que a região meio oeste tem forte produção de uvas, vinhos e sucos. O turista tem a oportunidade de vivenciar uma experiência enogastronômica e sensorial inesquecível.

A pisa da uva é um resgate de como se colhia a uva em épocas passadas

Nos locais da vindima, o visitante recebe um kit de colheita onde os proprietários acompanham o grupo em uma caminhada até o parreiral para a colheita guiada, onde os turistas podem degustar o Merendin, nome dado a merenda tradicional que era servida aos trabalhadores durante a colheita da uva, com comidas e bebidas típicas como vinho, sucos, polenta brostolada, queijos, salame e outros acompanhamentos. Já o processo da pisa da uva acontece primeiramente com a higienizado dos pés, após o turista começa a experiência de pisar na uva dentro de uma pipa cortada, chamada mastel.

A vindima é realizada em várias propriedades rurais de municípios do meio oeste catarinense, Vindima Makhall em Pinheiro Preto, Vinícola Giovanni Felippo, em Arroio Trinta, na comunidade da Rondinha em Videira e na propriedade Vinhos Perazolli em Tangará. Sendo que cada local tem uma programação diferenciada.

A vindima conta com a parceira da A Rota da Amizade que integra os municípios de Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Tangará e Videira e associados nos municípios de Herval d’Oeste, Piratuba, Treze Tílias e Campos Novos.

Da redação: Com apoio Rota da Amizade e Sebrae Meio Oeste