17/07/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Revezamento Volta à Ilha abre inscrição de sorteio de vagas para a edição de 2024

Estão abertas as inscrições para que atletas do Brasil e do exterior possam participar da maior corrida de revezamento da América Latina. Nesta semana o Revezamento Volta à Ilha inicia o período de inscrição para o sorteio de vagas para equipes. A corrida de 140 km que contorna a Ilha de Florianópolis está confirmada para o dia 27 de abril de 2024. 

Esta é a segunda etapa de registro das equipes participantes. A primeira foi dirigida para os grupos que têm vaga garantida, pela sequência de participações em edições anteriores ou conquistada em outros eventos da Eco Running. A partir de agora, as equipes que querem participar da corrida de revezamento têm até o dia 4 de dezembro para fazerem a inscrição ao sorteio de vagas remanescentes. O sorteio e a divulgação das equipes contempladas serão no dia 6 de dezembro.

A Maior corrida por equipes da América Latina está confirmada para 27 de abril

Pelo desafio de correr 140 km em grupo e também pelas paisagens dos percursos por matas, praias e outras belezas de Florianópolis, o Revezamento Volta à Ilha se tornou uma das corridas mais desejadas do Brasil nos últimos anos. Já foram realizadas 26 edições e, a cada uma delas, aumenta a procura dos atletas que querem conhecer os cantos e encantos da Ilha da Magia por meio da corrida em equipe.

“O Revezamento Volta à Ilha foi criado em 1996 e conquistou o carinho e a preferência de atletas de todo o Brasil. Nos anos mais recentes da história do evento criamos o sorteio de vagas para poder atender a grande procura, sem deixar de lado as equipes que estão conosco há anos e, por isso, têm a preferência da inscrição. Nesta 27ª edição, em 27 de abril de 2024, vamos reencontrar alguns dos amigos que fizemos ao longo das últimas décadas e também conectar o evento a novos atletas”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running. 

O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. A distância total é dividida em 19 trechos, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis. As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldade variados. 

As equipes são divididas em 10 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45 e Veterana 60. As duplas são divididas em três: Masculina, Feminina e Mista. Há também a categoria Participação, que tem entre oito a 12 atletas, e são subdivididas em A, B, C e R e não disputam os troféus. No dia 6 de dezembro, as vagas remanescentes de cada uma dessas categorias serão sorteadas. Por isso, ao fazer o pedido de inscrição ao sorteio, o representante de equipe deve verificar não apenas a categoria mais apropriada, mas também a que tem vagas disponíveis. As informações sobre inscrições e a lista de equipes inscritas estão no site da Eco Running. 

Para a 27ª edição, o Revezamento Volta à Ilha tem alguns ajustes na parte técnica. Entre eles estão a obrigatoriedade de quatro mulheres nas equipes mistas. Outra novidade é a mudança no percurso da seção 7, entre Cachoeira do Bom Jesus e Praia Brava, que será todo em praia ou trilha, sem trechos em asfalto, conectando ainda mais a prova com as belezas de Florianópolis. 

Novidades

O Revezamento Volta à Ilha adotou nova identidade para a edição de 2024. A nova marca da maior corrida de revezamento em extensão da América Latina e uma das provas mais desejadas do Brasil acompanha a novidade no nome da empresa organizadora, agora Eco Running, unificando também outros dois grandes eventos da marca, o Desafrio Urubici e Revezamento São Francisco do Sul. 

Para a edição de 2024 do Volta à Ilha, a Eco Running estimula a participação de atletas PCD. O projeto Empreste um Sentido foi criado para que corredores sejam atletas-guia para que pessoas cegas ou com baixa visão marquem presença com suas próprias equipes no evento esportivo em 27 de abril. Esta é apenas uma das novidades entre as experiências para a 27ª da corrida de revezamento. 

“Em paralelo ao período de inscrições das equipes, trabalhamos na criação de ativações inovadoras, sem perder a essência do evento, para marcar esta nova fase do Revezamento Volta à Ilha. Ações que vão além de propiciar condições ao esforço, superação e espírito de união dos atletas no dia da prova”, aponta Rodrigo Lamin, diretor de Inovação e Mercado da Eco Running.

Sobre a Eco Running

A Eco Floripa Eventos Esportivos nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 28 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul. Em 2023, a empresa passa a se chamar Eco Running.

Da redação: Danilo Caboclo/SixComm
Fotos: Divulgação