15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Saúde do idoso é tema de palestra na Assembleia Legislativa de SC

A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso promoveu uma palestra no Plenarinho da Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (14) sobre a saúde da população idosa. A atividade foi ministrada pelo médico cardiologista e presidente do Instituto Maria Schmitt (Imas), Robson Schmitt.

O médico falou sobre os problemas enfrentados pelos idosos no cuidado com a saúde e a dificuldade que ainda encontram para ter o tratamento adequado. Elencou também o aumento dos problemas emocionais nestes pacientes. “Precisamos compreender a saúde do idoso não somente sob o aspecto físico, mas também a partir dos aspectos biopsicossociais. São cada vez mais necessárias políticas públicas que atuem de forma conjunta em diversas áreas, para que o idoso entenda que ele ainda é parte útil à sociedade, mesmo que tenha alguma doença”, destacou.

A palestra foi ministrada pelo cardiologista Robson Schimitt

Schmitt avalia que o sistema de saúde ainda não está adequado para atender a esta parcela da população, que muitas vezes não tem os seus direitos respeitados. “Uma das medidas para melhorar nesta questão é a capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento especializado aos idosos.”

Proponente do evento, o deputado Sergio Motta (Republicanos) ressaltou a importância do debate sobre o tema. “Precisamos disseminar informações e conhecimento para que todos possamos envelhecer com saúde e qualidade de vida.”

Dados sobre a população idosa

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 33 milhões de pessoas idosas no Brasil. Em Santa Catarina, entre 2012 e 2022, a proporção de pessoas idosas com 60 anos ou mais avançou de 11% para 14,5%, conforme o mesmo Instituto.

Da redação Agência AL
Fotos Vicente Schimitt/AL