15/04/2024

Folha do Norte da Ilha

O jornal mais tradicional do norte da Ilha de Santa Catarina

Acatmar realiza visitas técnicas no litoral catarinense

A última semana foi marcada para fortes possibilidades de negócios para empresas da cadeia produtiva náutica de Santa Catarina. Uma comitiva da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR) realizou mais uma visita técnica junto aos seus associados, começando pelo estaleiro Azimut Yachts, também associado, conferindo de perto a história da empresa em nível global e a linha de produção de Itajaí, a única fora da Itália. Tudo coroado em um almoço na Marina Itajaí.

A comitiva também foi recebida na Vila da Regata na The Ocean Race, por Evandro Neiva, secretário de Turismo de Santa Catarina, que apresentou os bastidores da edição e os números que envolvem todo a magnitude do evento.

Bandeira Azul

Por meio da diretora Michele Castilho, do Mundo Mar Consulting, associado ACATMAR, foi realizada a cerimônia de entrega das primeiras bandeiras ‘Azul individual’ para embarcações de SC da Marina Itajaí e do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha (ICSC) – ambos possuem a certificação, sendo que o clube ostenta o certificado há sete anos e a Marina Itajaí hà dois anos.

Eventos ocorreram durante a The Ocean Race, na cidade de Itajaí

A solenidade contou ainda, com a participação da coordenadora da certificação Bandeira Azul Nacional, Leana Bernardi, do Diretor Carlos Gayoso, da Marina Itajaí, do Comodoro Luiz Beltrão, do Iate Clube Veleiros da Ilha, do presidente da ACATMAR, Mané Ferrari, (a entidade consta do júri oficial do Programa Bandeira Azul no Brasil) e do Secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.

Foram agraciadas as embarcações Ictus, cliente da Marina Itajaí, e a embarcação Gosto D’água, do ICSC. “São ótimos exemplos que se comprometem com os seus códigos de conduta ambiental e reafirmam o compromisso da continuidade deste trabalho difícil, mas recompensador”, afirma Michele.

A Bandeira Azul individual para embarcações de recreio é oferecida pela Marina – uma pequena bandeira à aqueles proprietários que se comprometem com um código de conduta ambiental. Proprietários de barcos nacionais e estrangeiros, clientes da marina, também são elegíveis para esta categoria, desde que não operem atividades comerciais nesta embarcação.

“Foi mais um importante momento para mostrar o quanto importante são as visitas técnicas e as ações em prol da sustentabilidade plena, estamos mostrando um setor mais unificado e com maiores possibilidades de geração de negócios”, conclui Ferrari.

No próximo dia 13 de abril uma comitiva de associados embarcará ao Reino Unido, onde terá uma série de agendas com o setor náutico local e visitas técnicas em feiras, estaleiros e marinas, por meio de um acordo firmado entre a ACATMAR e consulado Britânico.

Com Informações de Andre Sebem /PalavraComm
Fotos: Gilberto Gonçalves/FN (destaque) e Divulgação